Índia poderia abastecer de plástico

óleo vegetal bruto, diéster, bio-etanol ou de outros biocombustíveis, ou o combustível de origem vegetal ...
Moira
x 17

Índia poderia abastecer de plástico




pela Moira » 16/03/04, 10:11

Bonjour!

Este artigo foi publicado ontem no “Libé”. Eu entrego para você:

Índia poderia abastecer de plástico
Por Pierre PRAKASH

À primeira vista, a história parece um conto de fadas. Num modesto laboratório no centro da Índia, um professor de química desconhecido terá encontrado uma forma de transformar resíduos plásticos em gasolina. Sem perdas, sem poluição e com combustível pronto a usar, tudo pela modesta quantia de 0,13 euros por litro de gasolina produzida. Esta história é, no entanto, verdadeira. A espetacular descoberta de Alka Zadgaonkar, professor de uma pequena universidade na cidade de Nagpur, foi de facto testada e validada pela Indian Oil Corporation (IOC), uma das maiores empresas petrolíferas indianas. “O processo precisa ser otimizado, mas funciona”, confirma Niranjan Raje, diretor do ramo de pesquisa e desenvolvimento do IOC.

Ingrediente secreto. Uma pequena revolução porque, até à data, ninguém encontrou uma forma eficaz de se livrar dos 150 milhões de toneladas de plástico produzidos anualmente no mundo. Patenteada pela organização mundial de propriedade intelectual, a invenção pode ser providencial para a Índia, que, com uma produção diária de mais de 9 mil toneladas, está afogada em resíduos plásticos. Embora a inventora tenha sido abordada por várias empresas estrangeiras, ela recusou-se a vender-lhes a sua patente, acreditando que “a invenção deve primeiro ser útil para o [seu] próprio país”. “Se a Índia utilizasse este processo em metade dos seus resíduos plásticos, não só limitaria a poluição, mas também beneficiaria de 000 milhões de litros de gasolina adicionais todos os dias”, calcula ela.

“O método é eficaz com qualquer tipo de material plástico”, garante esta mulher de 40 anos. Sacolas plásticas, canos de PVC ou até capas de chuva: tudo pode ser aproveitado. Um quilo de lixo dá um quilo de materiais combustíveis, três quartos dos quais são combustíveis.” O processo é surpreendentemente simples. Resumindo, basta aquecer os resíduos a uma temperatura de 350 graus com um pouco de carvão e um ingrediente secreto. Introduzidos num reator durante três horas, emergem na forma de combustível líquido (80%), gás (15%) e resíduo de carvão (5%). O fluido contém 40% a 60% de gasolina, aproximadamente 25% de diesel e o restante querosene e lubrificante. O gás pode ser utilizado diretamente na culinária e os resíduos de carvão são facilmente reaproveitáveis ​​por usinas termelétricas ou pela indústria metalúrgica. “Transformamos, portanto, 100% de resíduos em produtos 100% utilizáveis ​​para indivíduos ou para a indústria”, resume Umesh Zadgaonkar, marido do inventor, mas também químico, associado ao projeto.

Como o cientista chegou lá? “Plástico e combustíveis são hidrocarbonetos”, explica ela. A única diferença é que a cadeia de moléculas é mais longa no plástico. Então resolvi encontrar uma forma de quebrar essa cadeia para obter segmentos menores.” Lançado em 1995, o método deu os primeiros resultados em 1998. E o que inicialmente era apenas um hobby para um cientista apaixonado, hoje pode se tornar uma realidade industrial. Impressionado com os resultados, o Ministério dos Petróleos pretende criar uma planta piloto, com capacidade de cinco toneladas por dia, para verificar se o processo é viável em grandes quantidades. Foi atribuído um montante de 1,4 milhões de euros ao projecto, que agora aguarda apenas a luz verde final dos cientistas do governo. O plástico será fornecido pelo Município de Nagpur, que terá o prazer de encontrar uma forma de eliminar os seus resíduos. Só esta pequena cidade no centro da Índia produz cerca de 60 toneladas de plástico por dia.

Refinando. Por mais promissor que seja, o método do casal Zadgaonkar infelizmente não é perfeito. Os combustíveis obtidos não são, de facto, directamente utilizáveis ​​em veículos. “Eles precisam ser refinados”, explica Niranjan Raje, “mas podemos usá-los como estão para geradores, bombas agrícolas ou caldeiras”. Para agilizar o processo, os Zadgaonkars assinaram um memorando de entendimento com o COI no ano passado. Já foi encontrada uma forma de reduzir a quantidade de cloro contida no combustível, mas a equipa do projeto acredita que a invenção tem acima de tudo uma vocação ecológica. “Atualmente, a viabilidade comercial do produto é limitada”, diz Niranjan Raje. Mas mesmo que não encontremos uma forma de reduzir as impurezas no combustível, o processo ainda é eficaz para eliminar o plástico. Os inventores afirmam que “refinamentos adicionais podem ser facilmente feitos com métodos conhecidos”. E mesmo sem isso: “Meu próprio carro funciona com esse combustível há dois anos”, diz Umesh Zadgaonkar, “e nunca tive problemas”.


Moira :P
0 x
Logan
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 62
Inscrição: 25/03/03, 11:45




pela Logan » 16/03/04, 15:20

Olá,

Noto que, como eles próprios admitem, a rentabilidade económica não foi demonstrada.

Isso pode ser traduzido como:

Para transformar 1 kg de plástico em 1 kg de petróleo, é preciso gastar energia no processo de conversão: mais de 1 kg de óleo equivalente.
Ou, em outras palavras, o processo consome mais energia do que pode produzir.

A gasolina assim produzida deveria logicamente ser mais cara para vender, a menos que fosse subsidiada.

Resta então o equilíbrio ecológico:
Substituímos 1kg de plástico por 1kg de petróleo + 1kg (pelo menos) de petróleo para produzi-lo + a poluição química inerente a esta nova indústria.

Eu não sei, isso parece um benefício meh, meh para mim.

Penso que a reciclagem de plásticos noutros plásticos é a solução menos dispendiosa em termos de energia e, portanto, a menos poluente.
0 x
Avatar de l'utilisateur
Misterloxo
boa Éconologue!
boa Éconologue!
mensagens: 480
Inscrição: 10/02/03, 15:28
x 1




pela Misterloxo » 16/03/04, 21:03

E mesmo sem isso: “Meu próprio carro funciona com esse combustível há dois anos”, diz Umesh Zadgaonkar, “e nunca tive problemas”.


Isso não me parece ruim, mas e o cloro e tudo mais?
0 x
Aprender a desobediência é um processo longo. Ele leva uma vida inteira para chegar à perfeição. "Maurice Rajsfus
Pensar é dizer não. "Alain, filósofo
Moira
x 17




pela Moira » 16/03/04, 23:52

Olá!

É verdade que o artigo não é muito rigoroso; por exemplo, ele questiona a rentabilidade económica da invenção após defender um preço de custo baixo (0,13e).

Mas importa referir que os objectivos da operação são os seguintes: despoluição do plástico e menor dependência da Índia dos combustíveis fósseis. Agora, depois de usar o petróleo para iniciar a produção, suponho que poderíamos usar o combustível produzido para continuar. Então: reciclagem de resíduos plásticos e menos importação de petróleo para o país. Deste ponto de vista parece coerente.

Moira
0 x
Logan
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 62
Inscrição: 25/03/03, 11:45




pela Logan » 17/03/04, 00:41

Exceto que se todo o combustível assim produzido for utilizado apenas para alimentar o processo em circuito, sem sobra.
Então eles acabaram de inventar uma nova forma de incinerador de resíduos, arf...

Toda a questão do interesse económico reside neste famoso resto.
Nada diz que existe...
0 x
slowrage
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico
mensagens: 13
Inscrição: 12/02/04, 21:51




pela slowrage » 17/03/04, 15:20

Esse projeto ainda me parece legal, pois afinal o plástico é à base de petróleo (se não me engano) era lógico que pudéssemos transformá-lo em gasolina... para os problemas das impurezas, não importa, colocamos isso em um motor Pantone e pronto (ok, estou sonhando ^^)
0 x
Logan
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 62
Inscrição: 25/03/03, 11:45




pela Logan » 17/03/04, 17:59

Também podemos imaginar um conversor de plástico em miniatura embutido no seu carro e acoplado a um reator Pantone.

Isso é ótimo, eu uso resíduos de plástico e coloco em aterros sanitários.

arf, eu tenho que parar de ficção científica :D
0 x
Avatar de l'utilisateur
Misterloxo
boa Éconologue!
boa Éconologue!
mensagens: 480
Inscrição: 10/02/03, 15:28
x 1




pela Misterloxo » 17/03/04, 20:28

um pouco como De Volta para o Futuro haha :D
0 x
Aprender a desobediência é um processo longo. Ele leva uma vida inteira para chegar à perfeição. "Maurice Rajsfus
Pensar é dizer não. "Alain, filósofo
Bibiphoque
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
mensagens: 749
Inscrição: 31/03/04, 07:37
Localização: Bruxelles




pela Bibiphoque » 01/04/04, 15:20

MisterLoXo escreveu:um pouco como De Volta para o Futuro haha :D

:P
Sim!!!, que legal, mas ei..
O que parece mais interessante na história é o reaproveitamento de “massas” consideráveis ​​de materiais plásticos, que de outra forma seriam encontrados na natureza, aí, obviamente, há um grande interesse! :piscar:
0 x
Isto não é porque nós sempre disse que é impossível que não devemos tentar :)
Bibiphoque
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
mensagens: 749
Inscrição: 31/03/04, 07:37
Localização: Bruxelles




pela Bibiphoque » 01/04/04, 15:23

MisterLoXo escreveu:
E mesmo sem isso: “Meu próprio carro funciona com esse combustível há dois anos”, diz Umesh Zadgaonkar, “e nunca tive problemas”.


Isso não me parece ruim, mas e o cloro e tudo mais?

:P
Li um artigo mais completo: materiais perigosos são passivados e reutilizados quando possível (entre outros cloro, passivados com cálcio)
Vou ver se ainda tenho o link em algum lugar... <_
0 x
Isto não é porque nós sempre disse que é impossível que não devemos tentar :)

Voltar para "biocombustíveis, biocombustíveis, os biocombustíveis, a BTL, combustíveis alternativos não fósseis ..."

Quem está online?

Usuários navegando neste forum : Não há usuários registrados e convidados 386