elefante escreveu:Chatelot 16 disse:
infelizmente, acho que a qualidade da educação na França está diminuindo
Meu pobre amigo! Você deveria vir para a Bélgica! E o que significa reforma ortográfica?
Para conhecer os 2 sistemas (fui professor por algumas semanas na Bélgica e fiz toda a minha educação na França de 1984 a 2001 !!), posso dizer o seguinte:
a) Os 2 sistemas largam é claro e limpo !!
b) O nível médio esperado pelos professores é mais alto na Bélgica (equações no primário no CE2 ou CE1, por exemplo, e um exame de estilo de patente no final do primário)
c) MAS, paradoxalmente, o nível médio de educação dos alunos parece mais baixo na Bélgica (em todas as idades)
d) Mas acima de tudo: o sistema belga é MONSTREMENTE mais bagunçado ... especialmente na creche, primário e humanidades (= ensino médio) = escolha dos "tipos" de escolas ... O elefante vai explicar isso a você melhor do que eu !! = grande custo adicional que pode ser afetado em outro lugar!
Se queremos criticar os sistemas educacionais nacionais, seja na Bélgica ou na França, lembro-lhe deste assunto: sociedade-e-filosofia / lacunas-em-programas-educacionais-nacionais-t10049.html