Elec escreveu:[...] Sua definição é, na minha opinião, muito vazia: é baseada no "eu sou anti isso e anti aquilo", mas nenhuma alternativa séria. É uma definição que pode ser suficiente, para usar sua fórmula, para"piadinhas", mas que é muito insuficiente quando se dá ao trabalho de ser rigoroso, de romper com a aproximação e a preguiça intelectual. [...]
Você deve ser mais rigoroso em sua abordagem: eu não dei uma
definição...
Onde você leu que eu sou
anti-je-ne-sais-quoi ?
Eu
para uma moderação do consumo (de energia, matérias-primas),
para uma melhoria na qualidade de objetos manufaturados comuns que leva a uma vida útil mais longa e à sua capacidade de reparo,
para uma consciência do impacto que o homem tem sobre o seu meio ambiente, principalmente na forma como ele consome ...
Elec escreveu:[...] Daniel Cohn-Bendit, The Greens:
(...) Uma ecologia de inovação, excelência, precisão, que renuncia à preguiça intelectual do pensamento dogmático e rompe com a aproximação. Uma ecologia que prefere a realidade à pureza, o que não a impede de sonhar e fazer sonhar. Uma ecologia de inveja e entusiasmo, que - sem ser ingênua - volta as costas ao catastofismo, à ecologia da privação, do medo, da urgência e da ameaça!
É muito bom, você é muito bom com aspas ...
O que isso traz?
Elec escreveu:E, acima de tudo, um pouco de consistência: os opositores do crescimento constituem um movimento que preconiza o decrescimento. O crescimento é a mudança positiva no PIB (ou IDH, os dois estão correlacionados). O decrescimento, por definição, é a variação negativa do PIB (...)
Se o PIB reflete o consumo de “produtos” então sim, a queda é uma variação negativa do PIB.
Mas, por outro lado, quem disse que você sempre tem que consumir mais para ficar bem? (Correlação PIB - IDH) Economistas? Humanistas?
Por outro lado, por que uma variação negativa do PIB nos faria "voltar à Idade Média", um espectro agitado por todos aqueles que se assustam com esse movimento de queda?
Dany le Rouge diz o que quer, ele não tem o monopólio do bom senso que eu conheço?