Caldeira Ökofen: enchimento de pellets?!?

Aquecimento, isolamento, ventilação, VMC, refrigeração ... curta conforto térmico. O isolamento, a energia da madeira, bombas de calor, mas também a electricidade, gás ou óleo, VMC ... Ajuda na escolha e implementação, resolução de problemas de otimização, dicas e truques ...
Quito01
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 2
Inscrição: 04/05/20, 16:44

Caldeira Ökofen: enchimento de pellets?!?




pela Quito01 » 04/05/20, 17:14

Olá
Eu possuo uma caldeira de pellets de madeira Ökofen desde 2007 e tenho muitos problemas com o enchimento com pó de pellets, o que impede a operação.
Inicialmente, era um modelo de condensação PEK 15 com um silo têxtil S3,5 de 220 t e um verme.
O verme foi bloqueado regularmente devido à poeira liberada pelo granulado. Além disso, um grande número de avarias após mensagens de erro de "ventos de fumaça".
Acabei substituindo meu silo por um novo modelo têxtil de 7t KGT2620 e um sistema de alimentação a vácuo.
A melhoria foi notável, mas insuficiente para atolamentos. Sendo a caldeira de condensação muito sensível às variações climáticas, ela foi modificada em 2016 com um retorno a um modelo padrão.

Mudei de fornecedor de pelotas várias vezes para o mesmo resultado. Disseram-me que meu silo (sob um abrigo protegido da chuva) era sensível demais à umidade, o que explicava a poeira. Desde então, fiz um revestimento completo do silo.
É melhor, mas ainda tenho esses problemas de congestionamento. Agora é na primavera, no final do silo. 3 episódios em 2020.

Ontem, ontem, com uma pilha muito densa de serragem na tremonha e um bloqueio do belimo subjacente. O parafuso embaixo da tremonha estava cheio de poeira e tive que quebrá-lo com uma broca. A válvula belimo estava presa com goma (grânulo derretido?).

No total, acho essa situação muito irritante e o gerente local da Ökofen se contenta em incriminar o grânulo.
No entanto, eu já mudei de fornecedor e o caminhão é adaptado com uma velocidade de enchimento lenta (mas posso julgar).

Alguém já encontrou essa situação e teria uma solução para me oferecer?
cordialmente

Quito01

PS: o granulado é Piveteau DIN +

IMG_0098.jpg
vezes IMG_0098.jpg (106.95 KB) Visto 30839


IMG_0097.jpg
vezes IMG_0097.jpg (112.37 KB) Visto 30839
0 x
Taam
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 187
Inscrição: 26/09/16, 21:57
x 10

Re: Caldeira Ökofen: enchimento de pellets?!?




pela Taam » 07/05/20, 16:35

Olá Quito,
Nenhum problema de congestionamento por causa do "fino" no meu. (modelo sem condensação - aspi - desde 2012)

Estou surpreso com esta descrição de borracha no belimo.

Pessoalmente, eu começaria determinando a umidade dos grânulos (a serem coletados no silo diário após a aspiração - método de microondas).
Observe que, à primeira vista, os grânulos devem ser duros e não quebradiços quando apertados na mão.
(Tenho a impressão na foto, de uma serragem escura, como se estivesse molhada?)
0 x
Quito01
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 2
Inscrição: 04/05/20, 16:44

Re: Caldeira Ökofen: enchimento de pellets?!?




pela Quito01 » 07/05/20, 19:42

boa noite
Obrigado pela resposta. o gerente regional culpa uma fumaça de volta para explicar o aspecto de "goma" do grânulo.
Para o teste de umidade, tentarei o teste de microondas, mas preciso obter um equilíbrio de precisão.
Os grânulos são duros e a serragem não é úmida ao toque. O silo está sob um galpão e vestido, então não se preocupe.
Por contras, presença de serragem ++ C é o meu principal problema. É uma pena que eles não tenham encontrado uma armadilha de serragem com uma peneira vibratória e uma lixeira.
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: Caldeira Ökofen: enchimento de pellets?!?




pela Did67 » 07/05/20, 21:38

Eu também tenho um PESK15, desde 2008. Meu silo é auto-construído com OSB em uma moldura de madeira, com fundo em V e parafuso de extração, depois absorvido por sucção.

Tive apenas uma vez um bloqueio do parafuso do fundo do silo. Depois entendi: não estava esvaziando. Eu reabasteci. Ao lado, os grânulos acumulavam, a cada ano, os finos que lhe eram adicionados. E um ano, mais frio, essa parte "caiu" um pouco como uma avalanche. Resultado: parafuso preso.

O condensador é "chato" porque de fato, quando entope, o sensor de pressão coloca a caldeira em falha. Todos os anos, limpo todos os turbuladores, que não são fáceis de remover. Fiz para mim um "extrator" = um alicate de travamento automático no qual prendo um cabo de aço com um peso. Eu aperto o turbulador, então dou pequenos puxões e sai com bastante facilidade. Essa invenção data deste ano - até então, era um aborrecimento.

Obviamente, você tem um problema com a qualidade / retenção dos pellets. Já parecem curtos (quebras?) ...

Não fui ver a válvula controlada pela Bélimo ... não sei como é em casa.
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: Caldeira Ökofen: enchimento de pellets?!?




pela Did67 » 07/05/20, 21:40

Quito01 escreveu:Por contras, presença de serragem ++ C é o meu principal problema. É uma pena que eles não tenham encontrado uma armadilha de serragem com uma peneira vibratória e uma lixeira.


Comece medindo a taxa de serragem ... Com uma peneira. Deve haver menos de 1%.
0 x
Taam
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 187
Inscrição: 26/09/16, 21:57
x 10

Re: Caldeira Ökofen: enchimento de pellets?!?




pela Taam » 07/05/20, 22:32

Quito01 escreveu:o gerente regional culpa uma fumaça de volta para explicar o aspecto de "goma" do grânulo.
Para o teste de umidade, tentarei o teste de microondas, mas preciso obter um equilíbrio de precisão.
Sim, receio que o problema seja o Bélimo que já não fecha bem, de onde passa um retorno anormal de fumo, através do queimador de parafuso, durante a aspiração. Isso pode explicar essa goma formada por serragem "defumada".
Mais uma vez, o bloqueio ZERO neste nível na mina com uma taxa de serragem às vezes enorme (50%?)

Já devemos verificar se
1) a mola Bélimo retorna seu índice para 0 (assim que o queimador parar)
2) a válvula é então bem fechada, esfera não queimada e selada.

Bélimo na mina: motor com sua válvula de índice (1) (2)
anexos
vista traseira burner.JPG
rear view burner.JPG (55.78 KB) Visto 30646 vezes
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: Caldeira Ökofen: enchimento de pellets?!?




pela Did67 » 08/05/20, 08:25

Partilho esta opinião ...

De fato, se ficar preso, pouco a pouco, ficará pior ...

É aconselhável remover a tampa e ... observar, de fato, se isso retorna bem a zero. Pode ser que a mola esteja cansada (a abertura é elétrica, mas o fechamento, por segurança, é a primavera - assim, no caso de um corte de energia, o fogo não pode voltar ao silo. .).
0 x

 


  • tópicos similares
    Respostas
    Visualizações
    mensagem dernier

Voltar para "Aquecimento, isolamento, ventilação, VMC, refrigeração ..."

Quem está online?

Usuários navegando neste forum : Não há usuários registrados e convidados 305