Renovação: que tipo de aquecimento?

Aquecimento, isolamento, ventilação, VMC, refrigeração ... curta conforto térmico. O isolamento, a energia da madeira, bombas de calor, mas também a electricidade, gás ou óleo, VMC ... Ajuda na escolha e implementação, resolução de problemas de otimização, dicas e truques ...
franco
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 6
Inscrição: 26/03/07, 08:45

Renovação: que tipo de aquecimento?




pela franco » 26/03/07, 08:58

Bom Dia,
Acabei de descobrir o site enquanto procurava informações sobre renovações ecológicas.
Estou no processo de adquirir uma casa que teria um bom potencial para renovação ecológica:
- Construção de tijolo oco de 1955 proporcionando bom isolamento
- Exposição sul
- Janelas com vidros duplos novas.
Por outro lado, o único aquecimento atualmente são pequenos convetores elétricos!
O gás da cidade chega no centro da casa, mas nada está conectado. Existe ainda o furo para instalar uma lareira ou recuperador de calor na cozinha (será aberta para a sala).

Você tem alguma idéia de que tipo de aquecedor eu poderia instalar?
Gostaria de instalar piso radiante com bomba de calor (ar/água, não geotérmica), mas não sei que condições são necessárias para instalar este tipo de aquecimento (existe uma cave, é um problema? Tipo de solo ?) e acima de tudo não faço ideia do preço de tal instalação!

Mas como seria o tipo de coisa a se fazer antes de me mudar, gostaria de saber se tenho condições de fazê-lo.

Estou pensando em usar o fornecimento de gás para água quente, pois os painéis solares são muito caros para começar (talvez mais tarde!).

Obrigado por qualquer ajuda
0 x
Rulian
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
mensagens: 686
Inscrição: 02/02/04, 19:46
Localização: Caen




pela Rulian » 26/03/07, 09:11

Pense em sistemas a lenha: um fogão que te aquece e te aquece com água quente sanitária. Os sistemas de pellets devem ser capazes de fazer isso. Veja também suas possibilidades de fazer você mesmo um poço canadense/provençal. De qualquer forma, evite o aquecimento elétrico, não é muito ecológico, mas o gás pode ser muito pior.

Caso contrário, a primeira coisa a fazer é proteger seu isolamento: não comece necessariamente com o princípio de que seu isolamento é bom, então ponto final. Uma casa bioclimática pode atingir 30 centímetros de espessura de isolamento. Certamente é feito durante a construção, mas talvez você possa melhorar o seu existente. E não se esqueça: armários, lavanderia, copa e outras câmaras frias: ao norte e super isoladas para eliminar a necessidade de aquecimento. As salas (sala comum, quartos): a sul.

Boa renovação, e mantenha-nos informados da evolução.
0 x
franco
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 6
Inscrição: 26/03/07, 08:45




pela franco » 26/03/07, 11:11

Obrigado pela ajuda!
Escolhemos esta casa porque parece ter sido bem pensada.
Os quartos (usados ​​apenas à noite e pouco aquecidos) a norte, cozinha e sala a sul.
As paredes de tijolos vazados são grossas, finalmente ficou bom! E agora colocar isolamento em toda a casa seria caro. Certamente será feito no futuro, mas no momento minha prioridade seria instalar um aquecedor melhor do que nossos pequenos convectores.

Estávamos pensando em comprar um fogão, mas imagino que isso signifique manter os pequenos aquecedores elétricos para aquecimento extra e nos quartos, certo?

E a água quente no verão, quando não estou ligando o fogão?

Para o bem canadense/provençal, fiz muita pesquisa e não me sinto confiante em instalá-lo, mesmo que eu mexa muito. São muitos dados a ter em conta (comprimento, profundidade, diâmetro, inclinação, humidade, potência VMC, etc.), e nem sei como deve chegar dentro de casa (no centro, fora de uma parede?) nem onde se destaca.
Acho que ver com um profissional, mas ainda não sei quanto custa (quero dizer de 1500 a mais de 6000 euros...) nem onde encontrá-los.

As bombas de calor são tão ruins assim? Já vi casas com contas de aquecimento de 250 euros/ano para uma casa de 120m2 (apenas os 60m2 do rés-do-chão aquecido), com uma bomba de calor de 1kw (se não me engano!) e uma pequena área de painéis solares. Parecia ter um desempenho muito bom, embora a eletricidade não seja a mais ecológica.
0 x
Christophe
mediador
mediador
mensagens: 79364
Inscrição: 10/02/03, 14:06
Localização: planeta Serre
x 11060




pela Christophe » 28/03/07, 14:08

frank escreveu: Já vi casas com contas de aquecimento de 250 euros/ano para uma casa de 120m2 (apenas os 60m2 do rés-do-chão aquecido), com uma bomba de calor de 1kw (se não me engano!) e uma pequena área de painéis solares.


1) Essa casa deve ter ficado no sul da Espanha, certo? : Mrgreen:
Honestamente acima de Lyon, colocar um CAP não é muito lucrativo...

2) 1kW me parece muito baixo, 3 ou 4 parece mais razoável.

3) De um ponto de vista global, sou bastante contra os PACs quando eles usam corrente de rede. Em vigor; eles só aumentam a eficiência de 30% da usina...Se partirmos de fuelóleo ou electricidade a carvão, uma caldeira a combustível ou a gás faz melhor em termos de efeito de estufa... (porque raras são as bombas de calor que têm um COP ao longo do ano > 1/30% = 3 e a eficiência caldeiras atuais está se aproximando de 100%)
0 x
franco
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 6
Inscrição: 26/03/07, 08:45




pela franco » 29/03/07, 10:53

Na verdade, o que eu gostaria de encontrar é uma forma de aquecer a casa e a água sanitária.
Se eu começar com um fogão, precisarei de um backup porque não fará água quente no verão e não é certo que esteja ligado o tempo todo no meio da temporada.
Solar não será suficiente nos invernos.

Talvez eu pudesse usar um piso solar direto, que redirecionaria o excesso de calor para o aquecimento sanitário.
Tem que ser combinado com alguma coisa. O fogão pode ser uma solução, mas como não vai funcionar no verão e o solar com certeza não será suficiente para aquecer a água sanitária, não sei bem.

Estou pensando em acabar com uma caldeira a gás, o que me parece a solução 'menos pior', porque não consigo encontrar uma solução completamente ecológica que funcione o ano todo. :(

A menos que alguém tenha uma solução milagrosa : Mrgreen:
0 x
Christophe
mediador
mediador
mensagens: 79364
Inscrição: 10/02/03, 14:06
Localização: planeta Serre
x 11060




pela Christophe » 29/03/07, 11:59

frank escreveu:A menos que alguém tenha uma solução milagrosa : Mrgreen:


Eu tenho... aqui está a equação:

Madeira (sala principal) + piso de aquecimento solar direto + solar + amortecedor térmico (vários milhares de L) = 0 kg CO2/Óleo/Fósseis + epsilon Eletricidade nuclear (regulação solar)

: Cheesy:

Bem, obviamente, tudo isso não é dado, mas acho que o resultado vale a pena, certo?

Caso contrário, não é este tipo de "solução completa" que permite a TOTAL(e) independência energética que defende a Ademe (que se contenta em subsidiar alguns m2 de painel solar aqui e ali...)
0 x
franco
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 6
Inscrição: 26/03/07, 08:45




pela franco » 29/03/07, 13:11

Sim, o orçamento pode ser um problema : Cheesy:

Mais razoavelmente (embora possa não ser barato de qualquer maneira), vou tentar o piso aquecido direto, fogão na sala principal (se possível que também aquece o piso e a água) com uma caldeira a gás além de compensar o possíveis deficiências (eu imagino principalmente fora de temporada).

Finalmente veremos com os preços propostos, instalaremos o que pudermos e adicionaremos o resto aos poucos!
0 x
Christophe
mediador
mediador
mensagens: 79364
Inscrição: 10/02/03, 14:06
Localização: planeta Serre
x 11060




pela Christophe » 29/03/07, 13:25

Existem fogões/lenhas a pellets que também aquecem a água quente sanitária...prático no inverno mas no verão não se pode dizer que é o melhor...(a menos que goste da atmosfera de sauna na sua sala de estar : Mrgreen: )

O 1º preço destes fogões é de 2800€ sem impostos... ou seja, um pouco menos de 4000 com impostos com instalação.

Ver site http://www.alsapoeles.fr/ Modelos de pellets: http://www.alsapoeles.fr/img1.html
http://www.alsapoeles.fr/img2.html

E Aqua, Comfort e calidra para toras

(Philippe Schutt é regular no forums A negociação é possível sobre os preços, eu acho 8) )
0 x
franco
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 6
Inscrição: 26/03/07, 08:45




pela franco » 29/03/07, 14:02

Muito obrigado! Estes fogões a pellets são exatamente o que eu preciso para começar : Wink:
Talvez eu tenha que encontrar um fornecedor mais próximo (estou no oeste de Paris, é muito longe da Alsácia!).

Vou ver com o meu orçamento se posso começar com piso radiante e uma salamandra a pellets (que deve ser uma boa base!).

E para pellets, é difícil conseguir? Ocupa espaço?
Eu vi que foi vendido por tonelada, quanto tempo dura uma tonelada (casa 100 m2, 4 pessoas?). Obrigado!
0 x
Rulian
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
mensagens: 686
Inscrição: 02/02/04, 19:46
Localização: Caen




pela Rulian » 29/03/07, 14:32

Verei bem caldeira a lenha + solar térmico para aquecimento e solar + electricidade para água quente.

Você pode alimentar ambos os circuitos de acordo com suas necessidades com os mesmos painéis solares. Você precisa de um cumulus de água com uma bobina adicional para recuperar o calor dos coletores solares.

Para o aquecimento, a água quente chega pré-aquecida por painéis solares na sua caldeira a pellets.

Claro, você tem que fazer uma boa e grande superfície de painéis.
0 x

 


  • tópicos similares
    Respostas
    Visualizações
    mensagem dernier

Voltar para "Aquecimento, isolamento, ventilação, VMC, refrigeração ..."

Quem está online?

Usuários navegando neste forum : Bing [Bot], Google [Bot] e os hóspedes 477