Aquecimento, isolamento, ventilação, VMC, refrigeração ...Renovação: que tipo de aquecimento?

Aquecimento, isolamento, ventilação, VMC, refrigeração ... curta conforto térmico. O isolamento, a energia da madeira, bombas de calor, mas também a electricidade, gás ou óleo, VMC ... Ajuda na escolha e implementação, resolução de problemas de otimização, dicas e truques ...
franckl
Descobri econológico
Descobri econológico
Inscrição: 26/03/07, 08:45

Renovação: que tipo de aquecimento?

não lu mensagempela franckl » 26/03/07, 08:58

Bom Dia,
Acabei de descobrir o site enquanto procurava informações sobre reformas ecológicas.
Estou adquirindo uma casa com bom potencial para reforma ecológica:
- construção em 1955 em tijolos ocos proporcionando bom isolamento
- virado a sul
- Novas janelas com vidros duplos.
Por contras, o único aquecimento atualmente são pequenos convectores elétricos!
O gás da cidade chega no centro da casa, mas nada está conectado. Há também o orifício para instalar uma lareira ou um fogão na cozinha (ela estará aberta para a sala de estar).

Você tem alguma idéia de que tipo de aquecimento eu poderia instalar?
Gostaria de instalar um piso radiante com uma bomba de calor (ar / água, sem energia geotérmica), mas não sei quais são as condições necessárias para instalar esse tipo de aquecimento (existe um porão, Isso é um problema? Tipo de solo?) E, acima de tudo, não faço ideia do preço dessa instalação!

Mas como esse seria o tipo de coisa a ser feita antes de se mudar, eu gostaria de saber se poderia me dar ao luxo de fazê-lo.

Eu acho que usar o suprimento de gás para água quente, porque os painéis solares são muito caros para iniciar (talvez mais tarde!).

Obrigado por qualquer ajuda
0 x

Rulian
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
Inscrição: 02/02/04, 19:46

não lu mensagempela Rulian » 26/03/07, 09:11

Pense nos sistemas de madeira: um fogão que aquece e aquece a água quente sanitária. Os sistemas de pellets devem ser capazes de fazer isso. Veja também suas possibilidades de se tornar um poço canadense / provençal. De qualquer forma, evite o aquecimento elétrico, não é muito ecológico, mas o gás pode ser muito pior.

Caso contrário, a primeira coisa a fazer é proteger seu isolamento: não presuma necessariamente que seu isolamento seja bom e aponte. Uma casa bioclimática pode atingir 30 centímetros de espessura de isolamento. Certamente isso é feito na construção, mas talvez você possa melhorar o seu já existente. E não se esqueça: armários, lavanderia, despensa e outras câmaras frigoríficas: ao norte e super isoladas para eliminar a necessidade de aquecimento. As salas (sala comum, quartos): para o sul.

Boa reforma e mantenha-nos informados sobre os desenvolvimentos.
0 x
franckl
Descobri econológico
Descobri econológico

não lu mensagempela franckl » 26/03/07, 11:11

Obrigado pela sua ajuda!
Escolhemos esta casa porque parece ter sido bem pensada.
Os quartos (usados ​​apenas à noite e apenas um pouco aquecidos) ao norte, cozinha e sala de estar ao sul.
As paredes ocas de tijolos são grossas, parece bom! E, por enquanto, isolar toda a casa seria caro. Certamente isso será feito no futuro, mas por enquanto minha prioridade seria instalar um aquecimento melhor do que nossos pequenos convectores.

Estávamos pensando em comprar um fogão, mas imagino que isso significa manter os pequenos convectores elétricos para aquecimento adicional e nos quartos, certo?

E para água quente no verão, quando não estou ligando o fogão?

Para o bem canadense / provençal, fiz muitas pesquisas e não me sinto confiante em instalá-las pessoalmente, mesmo que eu conserte muito. Há muitos dados a serem levados em consideração (comprimento, profundidade, diâmetro, inclinação, umidade, potência VMC etc.), e eu nem sei como isso deve acontecer na casa (no centro, fora de uma parede? ) ou de onde sai.
Acho que ver com um profissional, mas ainda não sei quanto custa (ouço de 1500 a mais de 6000 euros ...) ou onde encontrá-los.

As bombas de calor são tão ruins? Vi casas com contas de aquecimento de 250 euros / ano para uma casa de 120m2 (apenas os 60m2 do térreo aquecido), com uma bomba de calor de 1kw (se bem me lembro!) E uma pequena área de painéis solares. Parecia que o desempenho era muito bom, mesmo que a eletricidade não fosse a mais ecológica.
0 x
Christophe
mediador
mediador
Inscrição: 10/02/03, 14:06
x 1652

não lu mensagempela Christophe » 28/03/07, 14:08

franckl escreveu: Vi casas com contas de aquecimento de 250 euros / ano para uma casa de 120m2 (apenas os 60m2 do térreo aquecido), com uma bomba de calor de 1kw (se bem me lembro!) E uma pequena área de painéis solares.

1) Esta casa deve estar no sul da Espanha, certo? : Mrgreen:
Honestamente acima de Lyon, colocar uma bomba de calor não é muito lucrativo ...

2) 1kW parece muito pouco para mim ... 3 ou 4 parece mais razoável.

3) Do ponto de vista global, sou bastante contra as bombas de calor quando elas usam a corrente da rede. De fato; eles apenas aumentam a produção de 30% das usinas de energia ...Se começarmos com eletricidade de combustível ou carvão, uma caldeira de combustível ou gás se sai melhor em termos de efeito estufa ... (porque raras são as bombas de calor que possuem uma COP ao longo do ano> 1/30% = 3 e a produção atual da caldeira está se aproximando de 100%)
0 x
Ce forum ajudou você? Ajude-o também para que ele possa continuar ajudando os outros - VAMOS MELHORAR NOSSAS TROCAS NO FÓRUM - Publicar um artigo sobre Econologia e Google Notícias
franckl
Descobri econológico
Descobri econológico

não lu mensagempela franckl » 29/03/07, 10:53

De fato, o que eu gostaria de encontrar é uma maneira de aquecer a casa e a água da casa.
Se eu sair de um fogão, precisarei de um extra, porque ele não produz água quente no verão e não tem certeza de que está aceso o tempo todo no meio da temporada.
Solar não será suficiente no inverno.

Talvez eu pudesse usar um piso solar direto, que redirecionaria o excesso de calor para o aquecimento doméstico.
Tem que ser acoplado a alguma coisa. O fogão pode ser uma solução, mas como não vai virar verão e a energia solar certamente não será suficiente para aquecer a água sanitária, não sei muito.

Acho que vou acabar com uma caldeira a gás, que me parece a 'menos pior' das soluções, porque não consigo encontrar uma solução completamente ecológica que funcione o ano todo. :(

A menos que alguém tenha uma solução rápida : Mrgreen:
0 x

Christophe
mediador
mediador
x 1652

não lu mensagempela Christophe » 29/03/07, 11:59

franckl escreveu:A menos que alguém tenha uma solução rápida : Mrgreen:

Eu tenho ... aqui está a equação:

Madeira (sala principal) + piso de aquecimento solar direto + solar + tampão térmico (vários milhares de litros) = 0 kg CO2 / Óleo / Fósseis + epsilon Eletricidade nuclear (regulação solar)

: Cheesy:

Bom, obviamente, tudo isso não é dado, mas acho que o resultado vale a pena a vela, certo?

Caso contrário, não é esse tipo de "solução completa" que permite TOTAL a independência energética (e) que é defendida pelo ADEME (que se contenta em subsidiar alguns m2 de painel solar aqui e ali ...)
0 x
Ce forum ajudou você? Ajude-o também para que ele possa continuar ajudando os outros - VAMOS MELHORAR NOSSAS TROCAS NO FÓRUM - Publicar um artigo sobre Econologia e Google Notícias
franckl
Descobri econológico
Descobri econológico

não lu mensagempela franckl » 29/03/07, 13:11

Sim, o orçamento pode ser um problema : Cheesy:

Mais razoavelmente (embora não possa ser administrado de qualquer maneira), tentarei o aquecimento direto do piso, o fogão na sala principal (se possível, que também aquece o piso e a água) com uma caldeira a gás adicional para compensar a possíveis falhas (imagino principalmente fora de temporada).

Finalmente, veremos com os preços oferecidos, instalaremos o que pudermos e adicionaremos o restante aos poucos!
0 x
Christophe
mediador
mediador
x 1652

não lu mensagempela Christophe » 29/03/07, 13:25

Existem fogões a pellets / lenha que também aquecem a água quente doméstica ... prática no inverno, mas no verão não podemos dizer que é a melhor ... (a menos que você goste da atmosfera da sauna em a sala dele : Mrgreen: )

O primeiro preço desses fogões é 1 € HT ... ou um pouco menos de 2800 TTC com a instalação.

Veja o site http://www.alsapoeles.fr/ modelos de pelotas: http://www.alsapoeles.fr/img1.html
http://www.alsapoeles.fr/img2.html

E Aqua, Comfort e calidra para toras

(Philippe Schutt é regular na forums uma negociação é possível sobre as taxas que eu acho 8) )
0 x
franckl
Descobri econológico
Descobri econológico

não lu mensagempela franckl » 29/03/07, 14:02

Muito obrigado! Esses fogões a pellets parecem ser exatamente o que eu preciso para começar : Wink:
Talvez seja necessário encontrar um fornecedor mais próximo (estou no oeste de Paris, está longe da Alsácia!).

Vou ver com o meu orçamento se posso começar com um piso radiante e um fogão a pellets (deve ser uma boa base!).

E para pelotas, é difícil obter? Isso ocupa espaço?
Vi que foi vendido por tonelada, quanto tempo dura uma tonelada (casa 100 m2, 4 pessoas?). Obrigada
0 x
Rulian
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
Inscrição: 02/02/04, 19:46

não lu mensagempela Rulian » 29/03/07, 14:32

Vou ver caldeira a lenha + solar térmica para aquecimento e solar + eletricidade para água quente.

Você pode fornecer os dois circuitos de acordo com suas necessidades com os mesmos painéis solares. É preciso um cúmulo de água com uma bobina adicional para recuperar o calor dos coletores solares.

Para aquecimento, a água quente é pré-aquecida pelos painéis solares da caldeira de pellets.

Obviamente, você precisa criar uma boa área grande de painéis.
0 x

• tópicos similares
    Respostas
    Visualizações
    mensagem dernier

Voltar para "Aquecimento, isolamento, ventilação, VMC, refrigeração ..."