Olá Gilo!
Bem, acho que sua pergunta foi respondida na página citada anteriormente:
www.inti.be/ecotopia/eaupluie.html
Eu cito : "
# Materiais
O tanque deve ser de alvenaria ou concreto (qualquer plástico está absolutamente excluído). A acidez da água da chuva (devido à poluição atmosférica) será neutralizada pela cal e magnésia contidas nos materiais da cisterna.
# Tipo
O ideal é dividir o tanque em dois compartimentos: o primeiro (10 a 20% do volume do maior) sendo uma bacia de decantação, cujo excedente alimenta o maior. Esta solução permite uma manutenção mais fácil e com maior economia de água. Para evitar fermentações indesejadas no tanque, deve ser colocado um arejador de aquário.
"
Recuperação / filtração da água da chuva
- Misterloxo
- boa Éconologue!
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Convidado escreveu:ahhh, loxo ;)
com schauberger e plocher tocamos em sistemas muito menos “convencionais” (portanto emocionantes) chegamos ao limite de aceitação da ciência “oficial”;)
A este respeito, tenho um vídeo extremamente emocionante intitulado "Les maitres de l'eau" transmitido pela arte em fevereiro de 2002...Estou pensando em colocar os trechos mais impressionantes no site muito em breve...em um "vídeos" seção
Você encontrou uma maneira de enviar o vídeo para o site? :rolar os olhos:
0 x
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- Eu aprendo econológico
- mensagens: 13
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Eu adiciono minha pedrinha ao prédio.
Construí 2 cisternas para 2 casas diferentes.
o primeiro (conteúdo +- 13 M³) há 10 anos.
Então cavei um buraco com 2.5m de profundidade e 3m por 3m de superfície.
o fundo é de concreto armado, ainda não muito experiente
no domínio, despejei uma laje de concreto armado de 20 cm (2 treliças por
concreto 15X15 diâmetro 10 separados por 10 cm).as primeiras 4 fileiras de blocos
de concreto de 20 faixas da mesma treliça ao longo de 1m. Coloquei concreto entre
terra e blocos +-5cm. as linhas seguintes estavam em blocos de 14 sem
cinto, mas com paredes fortes a cada 3 pilhas.Quando despejei a laje
do fundo fechei um balde de plástico que ainda está lá. esse balde é
destina-se a colocar uma bomba vazia na adega (carregar água) para limpar o
cisterna. tudo é fechado pelo reitor claveaux poutrins .3 cm
de concreto armado (treliça 15X15 diam 5) Foi feita uma abertura.
fecha com câmara dupla de inspeção em ferro fundido.
A hermeticidade da abertura é feita com vaselina generosamente
espalhado na junta do 2º fechamento da câmara de inspeção (o mais baixo).
foi previsto um transbordamento a 10 cm do teto e vai para o esgoto através
através de um sifão.
Toda a superfície do tanque (não o fundo, esqueci) foi pintada com cimento com adição de hidrofugante.
e fibra sintética (crack stop).
A água chega através de uma abertura prevista para o efeito e é canalizada directamente
no balde (que já contém a bomba vazia da adega). a conexão entre o balde
e a entrada de água (pvc diâmetro 110) é feita a partir do tanque da máquina de lavar em aço inox.
A ideia é que a areia e os detritos do telhado caiam o mais rápido possível.
vedação, as partículas flutuantes ficam confinadas no tubo de entrada de água.
Quando fluem chegam ao balde. A bomba é automatizada (temporizador) para funcionar por 30 segundos uma vez por semana e evacuar a sujeira
esgoto al. (sem anti-retorno, mas com entrada de ar pela parte superior do tanque.
Para combater a acidez da água da chuva, um monte de calcário é empilhado no centro do tanque.
Para arejar o tanque em caso de maus odores (minhocas que
passou pela câmara de inspeção, d ou vaselina, ou pássaros afogados que acabam afundando) uso 2 m de tubo microperfurado (para irrigação de sebe) que enrolei em forma de cone (3 voltas) em um pedaço de malha laminada de cerca . a cerca é fixada na parte inferior por meio de buchas de plástico.
Devem ser preservados 10 cm entre o fundo do tanque e a primeira volta do tubo
microperfurado. Uma bomba de ar para aquário (40 Watts) sopra ar
na tubulação, que provoca a mistura da água (a partir de 10 cm) e oxigena a água.
Tratamento 4 minutos por dia por volta da 1h e por volta das 5h. para 1 semana
depois, uma vez por semana durante 1 minutos (cronômetro)
Instalei um medidor de tanque de óleo (uma espécie de bomba de ar manual sob um manômetro) para ter uma ideia precisa do conteúdo do tanque.
Uma bomba submersa e um hidróforo de 200 litros completam a instalação.
A casa tem 60 M² no terreno, o tanque transborda no inverno (durante 1 mês)
e fica seco por 3 semanas a 1 mês em agosto.
A água é utilizada para máquina de lavar roupa (poupando 1/4 a 1/3 menos sabão), máquina de lavar loiça, WC e jardim.
O 2º tanque foi feito com as mesmas ideias, exceto que para fazer
no tanque usei anéis de poço (3) dos quais 2 se sobrepõem. O
os anéis se comunicam entre si (conteúdo +-2.4 M³). mais barato
por m³ do que o primeiro de qualquer maneira. Especialmente para cavar, perguntei
uma grua de passagem para me fazer o buraco, custou-me 25€, feito em
30 min Menos difícil do que com uma pá.
O topo do tanque é feito de lintéis protendidos de 6 cm. Um trator
dirige nele sem problemas.
Acima dos lintéis coloquei uma folha de plástico, ela própria coberta
de geotêxtil para direcionar a água superficial para longe do tanque. Ele atua como
um sifão, todo coberto com 3 cm de cascalho.
Eu só limpo meus tanques uma vez a cada 2 anos, às vezes 3 quando tenho
catarro. Não há mais de 2 cm de lama em cada visita que faço
tempo chuvoso no outono.
Para limpar, basta usar o rodo e empurrar tudo para dentro do balde.
Portanto, é uma bomba para evacuar.
Esqueci de especificar que os tanques estão equipados com um contator de um
flutuador que desliga as bombas quando o nível da água desce abaixo de 15 cm. Só para não queimar as bombas.
Construí 2 cisternas para 2 casas diferentes.
o primeiro (conteúdo +- 13 M³) há 10 anos.
Então cavei um buraco com 2.5m de profundidade e 3m por 3m de superfície.
o fundo é de concreto armado, ainda não muito experiente
no domínio, despejei uma laje de concreto armado de 20 cm (2 treliças por
concreto 15X15 diâmetro 10 separados por 10 cm).as primeiras 4 fileiras de blocos
de concreto de 20 faixas da mesma treliça ao longo de 1m. Coloquei concreto entre
terra e blocos +-5cm. as linhas seguintes estavam em blocos de 14 sem
cinto, mas com paredes fortes a cada 3 pilhas.Quando despejei a laje
do fundo fechei um balde de plástico que ainda está lá. esse balde é
destina-se a colocar uma bomba vazia na adega (carregar água) para limpar o
cisterna. tudo é fechado pelo reitor claveaux poutrins .3 cm
de concreto armado (treliça 15X15 diam 5) Foi feita uma abertura.
fecha com câmara dupla de inspeção em ferro fundido.
A hermeticidade da abertura é feita com vaselina generosamente
espalhado na junta do 2º fechamento da câmara de inspeção (o mais baixo).
foi previsto um transbordamento a 10 cm do teto e vai para o esgoto através
através de um sifão.
Toda a superfície do tanque (não o fundo, esqueci) foi pintada com cimento com adição de hidrofugante.
e fibra sintética (crack stop).
A água chega através de uma abertura prevista para o efeito e é canalizada directamente
no balde (que já contém a bomba vazia da adega). a conexão entre o balde
e a entrada de água (pvc diâmetro 110) é feita a partir do tanque da máquina de lavar em aço inox.
A ideia é que a areia e os detritos do telhado caiam o mais rápido possível.
vedação, as partículas flutuantes ficam confinadas no tubo de entrada de água.
Quando fluem chegam ao balde. A bomba é automatizada (temporizador) para funcionar por 30 segundos uma vez por semana e evacuar a sujeira
esgoto al. (sem anti-retorno, mas com entrada de ar pela parte superior do tanque.
Para combater a acidez da água da chuva, um monte de calcário é empilhado no centro do tanque.
Para arejar o tanque em caso de maus odores (minhocas que
passou pela câmara de inspeção, d ou vaselina, ou pássaros afogados que acabam afundando) uso 2 m de tubo microperfurado (para irrigação de sebe) que enrolei em forma de cone (3 voltas) em um pedaço de malha laminada de cerca . a cerca é fixada na parte inferior por meio de buchas de plástico.
Devem ser preservados 10 cm entre o fundo do tanque e a primeira volta do tubo
microperfurado. Uma bomba de ar para aquário (40 Watts) sopra ar
na tubulação, que provoca a mistura da água (a partir de 10 cm) e oxigena a água.
Tratamento 4 minutos por dia por volta da 1h e por volta das 5h. para 1 semana
depois, uma vez por semana durante 1 minutos (cronômetro)
Instalei um medidor de tanque de óleo (uma espécie de bomba de ar manual sob um manômetro) para ter uma ideia precisa do conteúdo do tanque.
Uma bomba submersa e um hidróforo de 200 litros completam a instalação.
A casa tem 60 M² no terreno, o tanque transborda no inverno (durante 1 mês)
e fica seco por 3 semanas a 1 mês em agosto.
A água é utilizada para máquina de lavar roupa (poupando 1/4 a 1/3 menos sabão), máquina de lavar loiça, WC e jardim.
O 2º tanque foi feito com as mesmas ideias, exceto que para fazer
no tanque usei anéis de poço (3) dos quais 2 se sobrepõem. O
os anéis se comunicam entre si (conteúdo +-2.4 M³). mais barato
por m³ do que o primeiro de qualquer maneira. Especialmente para cavar, perguntei
uma grua de passagem para me fazer o buraco, custou-me 25€, feito em
30 min Menos difícil do que com uma pá.
O topo do tanque é feito de lintéis protendidos de 6 cm. Um trator
dirige nele sem problemas.
Acima dos lintéis coloquei uma folha de plástico, ela própria coberta
de geotêxtil para direcionar a água superficial para longe do tanque. Ele atua como
um sifão, todo coberto com 3 cm de cascalho.
Eu só limpo meus tanques uma vez a cada 2 anos, às vezes 3 quando tenho
catarro. Não há mais de 2 cm de lama em cada visita que faço
tempo chuvoso no outono.
Para limpar, basta usar o rodo e empurrar tudo para dentro do balde.
Portanto, é uma bomba para evacuar.
Esqueci de especificar que os tanques estão equipados com um contator de um
flutuador que desliga as bombas quando o nível da água desce abaixo de 15 cm. Só para não queimar as bombas.
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