Ecoconstrução: HQE, HPE, bioclimática, habitat natural, arquitetura climáticaCriação de uma ecovila

A construção do habitat natural ou ecológico: planejar, projetar, aconselhamento, consultoria, materiais, Geobiology ...
Maud
Descobri econológico
Descobri econológico
Inscrição: 01/03/04, 14:46

Criação de uma ecovila

não lu mensagempela Maud » 01/03/04, 14:55

bonjour!
nós compramos uma pequena aldeia de 5 casas no loire atlantique e queríamos montar um projeto no estilo de ecovilas aqui para que o local viva de maneira harmoniosa.

estamos pensando em propor às pessoas interessadas que venham morar aqui e que cada família possa caber em uma casa, mas elas participariam do trabalho (compraríamos os materiais), finalmente, tudo o que será definido com cada uma, de acordo com suas habilidades e desejos. que cada família seja autônoma, mas também criamos projetos comuns: escola para crianças, noites musicais, horta, estágios, recepção ...

gostaríamos de conversar sobre o projeto, publicar anúncios, mas não temos certeza de onde, você tem alguma idéia? você pode nos aconselhar?
você pode falar sobre isso ao seu redor?

no momento somos 2 famílias, uma francesa e uma inglesa ... e há 6 crianças de 8 meses a 14 anos.
Sou músico e meu amigo é osteopata, nosso projeto é organizar estágios, também organizamos noites musicais, festas ...
0 x

Rulian
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
Inscrição: 02/02/04, 19:46

não lu mensagempela Rulian » 10/03/04, 15:06

Oi Maud !!

Bem, já recomendo que você crie um site pequeno (ou grande, se estiver atacando) ou explique o projeto com mais detalhes, as regras que você define, o local, o adquirido, o que está planejado curto, médio e longo prazo ...
Pior, faça isso em dois idiomas enquanto você faz. Pergunte aos seus colegas ingleses.

A ecovila é vasta. E cada um tem sua própria noção de ecovila.
Seria bom esclarecer.

Para reviver um pouco o debate, passo para idéias que estão trabalhando em mim há algum tempo ... para aqueles que concordariam ou gostariam de debater.

Ok então:
Estou interessado em ecovilas há um tempo. Também descobri a casa autônoma de uma família em uma cidade às margens do Loire (sei quem ou onde). E isso fez com que se inclinasse: por que colocar ecovilas sempre em áreas rurais?

Certamente não é poluente. Mas ninguém se importa, pois é o interior e que, de qualquer forma, já é pouco ou não está poluído. : huh: Além disso, é o modo de vida das cidades modernas (3/4 da população) que coloca o grande problema ecológico, não o mundo rural.
Então, por que não adotar os princípios do estilo de vida econômico, ecológico (e amigável, desde que você possa fazer) no coração da cidade, como esta família mencionada acima? É muito vantajoso.

Ecologicamente, é diretamente interessante. Na vida cotidiana, permite uma adaptação do estilo de vida compatível com a realidade do habitat urbano (as ecovilas não permitem cavar nesse ponto) onde está a maioria das pessoas, e continuará sendo que goste ou não. Além disso, permite uma melhor comunicação com os outros e oferece às pessoas nas cidades modelos alternativos acessíveis a eles e que lhes dizem respeito. Temos, portanto, maior probabilidade de gerar bebês.

E pior, se formos totalmente ambiciosos, por que não tentar reunir os "habitantes limpos" na mesma cidade ou mesmo no mesmo distrito? De um certo número, ele pesaria na política de uma cidade, na verdade reduziria sua poluição (poluição atmosférica em particular), desenvolveria o novo modelo econômico e industrial para finalmente criar uma "cidade piloto", que não deixará de ser comentado. E tem muito mais impacto do que uma casa independente isolada. :)

Como sempre, tudo volta à famosa massa crítica.
Mas, por não sermos mais numerosos, tenho certeza de que podemos dobrar o peso dos "economologistas" (não estou falando apenas dos membros deste site) de todos os tipos, reagrupando-se em um determinado ponto. É um pouco a lógica da colonização, mas em termos positivos :D

Lá, idéias assim. Você pensa o que. Talvez eu devesse parar de sonhar? Ou pode haver uma maneira de começar? Deve ir para o asilo imediatamente :P ?

Rulian
0 x
Dearcham
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
Inscrição: 29/10/03, 23:55

não lu mensagempela Dearcham » 18/03/04, 08:46

a ideia é interessante. o único problema é que as pessoas que desejam criar aldeias ecológicas o fazem precisamente para evitar o incômodo da cidade.
Não é fácil recriar condições de vida pacíficas, mesmo colocando uma série de "boa vontade": a idéia da ecovila ser capaz de aproveitar a abundância de espaço (montar uma horta, sistemas de energia alternativa, como solar ou eólica, um sistema alternativo de tratamento de águas residuais ...), o conceito parece mais difícil de ser alcançado na cidade devido ao preço por m2.
Por outro lado, morar na cidade requer exposição a muitas fontes de poluição, exatamente do que os criadores de eco-aldeias estão tentando fugir.

Mas mais difícil de alcançar não significa impossível!
Um ímpeto proveniente do interior das cidades seria realmente extremamente benéfico, como iniciativas pessoais (grupo de amigos, famílias, conhecidos, associações ...) ou mais particulares, como no caso de empreendedores que realizam instalações menos poluentes e por que não semi-autônomos (obviamente esse tipo de moradia seria reservado para uma população bastante rica, pronta para pagar o custo adicional relacionado a equipamentos "limpos", a menos que atinja um certo grau de organização que permita revender, por que não alguma energia, alguns vegetais que não seriam consumidos pelos habitantes locais)

Seria interessante, a esse respeito, estudar um estabelecimento em um ambiente urbano de maneira quantificada, levando em consideração os numerosos subsídios concedidos a qualquer projeto "verde" no nível da região, do estado e da Europa (penso em estabelecer um pequeno arquivo sobre este assunto neste verão) ..

Planejadores urbanos e empresas de construção, no trabalho!
0 x
Dearcham
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico

não lu mensagempela Dearcham » 18/03/04, 09:18

Uma seleção de uma linha da outra forum sobre isso

Autor: Ugo (13millennium.com)
Data: 21-02-2004 12:06

Eu sinceramente acho (é o técnico que fala) que a melhor maneira de usar energias renováveis ​​e organizar as sociedades humanas é optar por um tamanho, digamos, de distrito. Se cerca de 150 pessoas estiverem conectadas a uma produção "central" de energia / calor, tratamento de água / esgoto e serviços locais (bombeiro / polícia / hospital etc.), essa é, em minha opinião, a solução mais eficaz .

As energias renováveis ​​não são muito eficientes para necessidades específicas, porque são muito pontuais e, além disso, assim que a produção de energia é um pouco substancial, produz muito.

Por outro lado, para um distrito, o sistema se torna mais interessante: os estilos de vida de cada um servindo como um "amortecedor" para os demais, o consumo e a produção são melhor distribuídos. Um distrito possibilita a diversificação das energias produzidas e o uso de certos sistemas que não são aplicáveis ​​a tamanhos muito pequenos: usina de digestão anaeróbica, tratamento de água por lagoas, rede de calor e cogeração, energia geotérmica, por exemplo.

Por outro lado, se tentarmos usar energias renováveis ​​em uma escala maior (o que estamos fazendo atualmente), veremos que elas nunca serão poderosas o suficiente para nos fornecer toda a energia que desperdiçamos. Em conclusão, as energias renováveis ​​são soluções adaptadas ao uso moderado e racional.

PS: a idéia de colocar coisas úteis, como bombeiros / polícia / hospitais, nos prédios de energia do bairro é apenas uma adição do meu lado "utópico / militante" ao discurso do técnico;)

--------------------------------------------- http: // 13millennium .com, Enciclopédia Planetária
0 x
Dearcham
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico

não lu mensagempela Dearcham » 18/03/04, 09:20

Autor: princesse mononoké
Data: 23-02-2004 11:24

A solução da vizinhança ou a comunidade da vida me parecem as melhores soluções ... mas como faremos para todos os bairros e grandes cidades já construídos? quais instalações?
Como fazer, no que diz respeito aos projetos rurais, enfrentar aqueles que querem preservar a natureza e os espaços virgens? (Quando nossa eletricidade virá apenas do sol, do vento, etc.)
0 x

Dearcham
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico

não lu mensagempela Dearcham » 18/03/04, 09:22

Autor: koen
Data: 23-02-2004 12:04

O tempo terá que ser permitido. Demorou cerca de 50 anos para tudo
estragar, serão necessários outros 50 para restaurar tudo (no
possível).

Podemos discutir o tamanho do bairro (um hospital para 150 pessoas,
até 150 famílias, é um hospital perigoso), mas a ideia é um retorno
para a cidade dos gregos antigos: uma comunidade ('educada', daí a nossa palavra
'político'), mais ou menos auto-suficiente, vinculado a outras comunidades.

Até chegarmos lá,
- não fazemos nada no meio rural, porque é um espaço a ser preservado,
- são proibidas subdivisões, que são apenas um enorme desperdício
- limitamos viagens rápidas (avião, carro), que são uma fonte
muito GEE,
- limitamos as necessidades de viagens / transporte promovendo a
mercado local

Por outro lado, o necessário é não substituir nossas fontes de energia
poluentes por fontes de energia renováveis, mas limitam nossa
requisitos de energia. Uma piada, lida na net: consumimos
hoje 3 vezes mais energia do que em 1960, e o americano consome
3 vezes mais que nós. O americano é 9 vezes mais feliz
do que os franceses de 1960?

Um truque simples, desistir de seu carro para uma bicicleta, economiza
várias centenas de euros por mês (é um bom aumento
salário). É tudo benéfico para a saúde, é menos poluente e
pouco mais lento (a bicicleta = 18 km / h, o carro = 30 km / h).
Até alugue um carro para exceções.

Outro truque ainda mais simples: pare de assistir ao anúncio; isso evita
necessidades falsas.

Valoroso
0 x
Dearcham
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico

não lu mensagempela Dearcham » 18/03/04, 09:22

Autor: Ugo (13millennium.com)
Data: 24-02-2004 10:38

Para distritos e cidades já construídos? fazemos como sempre quando perdemos algo: apagamos e começamos novamente. (é isso que ainda vamos me levar para um grande extremista)

Preservar espaços virgens? mas o que isso pode significar em um país como a França? Nenhum espaço virgem foi deixado aqui por séculos. Uma antiga vila medieval com culturas de sebes em volta é um espaço virgem? pode ser para preservar, mas não é natural ...

Você precisa pensar cuidadosamente antes de começar a preservar para determinar qual é o objetivo da manobra: manter uma foto do passado com olhos úmidos e apaixonados ou pensar no futuro no mínimo? Atualmente, temos leis que servem para preservar monumentos antigos, por exemplo, mas essas leis obrigam a preservar no estado, mesmo que seja uma ruína, em uma quietude na minha opinião perigosa. Portanto, aplicar a mesma coisa ao meio ambiente é muito arriscado.

--------------------------------------------- http: // 13millennium .com, Enciclopédia Planetária
0 x
Moira
x 17

não lu mensagempela Moira » 18/03/04, 11:44

Pessoalmente, fumo 3 vezes menos e 9 vezes mais feliz no éconologie.com :D
0 x
Rulian
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
Inscrição: 02/02/04, 19:46

não lu mensagempela Rulian » 18/03/04, 14:57

Coruja eu lancei um debate animado :P

É claro, para usar as palavras de eu não notei o nome, que o plano urbano e repensar o habitat, se queremos chegar a algo que vale a pena.

No entanto, não estou realmente começando pelo princípio de produzir tudo local, ter uma horta e fazer tudo nas pernas e de bicicleta. Você deve ver em escala urbana, mas considero a mobilidade a longa distância essencial e positiva, o que exige meios de transporte pesados. Da mesma forma, os aviões podem ser muito poluentes, estou muito feliz com a idéia de poder ser repatriado de helicóptero em dez minutos para um host blindado de aeronaves sofisticadas (da indústria).

Penso que repensar a indústria para reajustá-la às nossas reais necessidades e reduzir ao máximo a poluição é a única alternativa séria. A Terra pode absorver com segurança poluição moderada, especialmente se desenvolvermos políticas de gerenciamento ecológico. O princípio da ecovila nos leva de volta a uma vida totalmente rural, incompatível em larga escala com o imenso e incontestável progresso trazido pela técnica da era moderna.
A poluição zero é irrealista, "poluição muito moderada e controlada" é muito mais.

Em termos de trazer os princípios do HEQ ​​para a cidade em bairros já construídos, podemos muito bem trazê-lo revisando o isolamento, adicionando poços provinciais e outras soluções leves a preços acessíveis. Não estamos alcançando autonomia, mas já estamos fazendo uma queda perceptível no consumo.

Não devemos pensar "apagamos tudo o que começamos de novo", isso seria um grande erro, devemos ver "vamos avançar para o melhor, valorizando os ganhos que merecem ser". E essas realizações industriais são realmente enormes, quer você queira ou não.

Então essa foi a base do meu pensamento.

Até mais, Rulian
0 x
Misterloxo
boa Éconologue!
boa Éconologue!
Inscrição: 10/02/03, 15:28
x 1

não lu mensagempela Misterloxo » 19/03/04, 20:29

Emocionante debate!

Eu também acredito que uma organização em uma comunidade de tamanho mais ou menos reduzido é "melhor" do que uma organização em uma megalópole.

Da mesma forma, eu realmente não concordo com o "nós apagamos tudo e começamos novamente", tudo não deve ser jogado fora, mas há muitas coisas para melhorar.

Estou pensando, por exemplo, no automóvel:
Andar de bicicleta é bom para viagens "pequenas", mas não consigo me imaginar fazendo os 33 terminais que separam minha casa do meu trabalho de verão e inverno de bicicleta!
O carro é ótimo para isso, mas não é ecologicamente perfeito. Hoje, polui demais (em sua fabricação, uso e destruição), custa uma fortuna e acho que tem um "defeito" como outros produtos em outros lugares: obsolescência planejada. Em outras palavras, não é para durar para sempre.
Então, se já melhoramos o carro do ponto de vista econômico, já é um grande passo. Alguns (muitos) estão trabalhando nisso de uma maneira boa, acredito. Não é Chris ??

Além disso, acredito que, do ponto de vista humano, social e econômico, as cadeias curtas devem ter prioridade se oferecerem produtos / serviços / preços aceitáveis ​​em comparação com a concorrência que seria terceirizada.
Dito isto, eu consideraria absurdo se um produto / serviço não estivesse disponível localmente para não ser visto em outro lugar: rolleyes:

De qualquer forma, como todos sabem, a econologia, como muitas coisas, é sobretudo uma questão de ações pessoais e comprometimento.

Nessas poucas palavras, M'zelles, M'dames, M'sieurs @pluche
0 x
Aprender a desobediência é um processo longo. Ele leva uma vida inteira para chegar à perfeição. "Maurice Rajsfus
Pensar é dizer não. "Alain, filósofo

• tópicos similares
    Respostas
    Visualizações
    mensagem dernier

Voltar para "Ecoconstrução: HQE, HPE, bioclimática, habitat natural, arquitectura bioclimática"