Pesquisa Econológica

Economia atual e Desenvolvimento Sustentável compatível? o crescimento do PIB (em todos os custos), o desenvolvimento económico, a inflação ... Como concillier a economia atual com o meio ambiente eo desenvolvimento sustentável.
operrin
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico
Inscrição: 30/10/05, 16:20

Pesquisa Econológica

pela operrin » 12/11/05, 17:28

Olá,

Estou no 4º ano do INSA Lyon e tenho que fazer um “projeto pessoal de humanidades”. Como me interesso por economologia, decidi fazer algumas pesquisas sobre o assunto.

Eu já pensei muito sobre isso, mas agora preciso encontrar um problema específico para refinar minha pesquisa.

Aqui está o que eu gostaria de lidar por enquanto:
Introdução - problemático

Definições e aparência do conceito?
- desenvolvimento sustentável, desenvolvimento sustentável
- econologia
(no final desta parte, sabemos o que é econologia e desenvolvimento sustentável em geral, mas também no nível jurídico, político ...)

O lugar da econologia em relação ao desenvolvimento sustentável
- alvos e atores
- campos de aplicação
(no final desta parte, sabemos que a econologia e o desenvolvimento sustentável são complementares)

As dificuldades da econologia para se impor
- integração aduaneira
- quem apóia este conceito (economistas, ecologistas, jornalistas, políticos ...)
(no final desta parte, sabemos que a econologia tem dificuldade em se destacar do desenvolvimento sustentável e ser aceita por todos)

Conclusão

Daí o roblematic:
"Econologia, um complemento reprimido ao desenvolvimento sustentável? "

Voila, então eu gostaria de saber o que você pensa sobre isso. Esse problema ainda é geral demais (tenho que escrever 20 páginas)? o que você acha das diferentes partes?

Além disso, o que você acha da comparação sustentável de economia / desenvolvimento? Você tem definições claras de dvpt sustentável e dvpt sustentável?

Aqui, por enquanto, estou ouvindo todos os seus comentários!

Obrigado e até breve!
oliva
0 x

operrin
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico

sempre esse PPH

pela operrin » 21/11/05, 20:57

Olá,

Voltarei a falar sobre o meu pedido de meu projeto de econologia ...

Estou sempre pronto para ouvir suas sugestões e comentários. Para isso, gostaria de fazer algumas perguntas:
- o que é econologia para você?
- e a economia?
- e ecologia?
- na sua opinião, qual é a diferença entre desenvolvimento sustentável e econologia?

e se você tem outras coisas a dizer, obrigado !!

A bientôt!

oliva
0 x
Rulian
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
Inscrição: 02/02/04, 19:46

pela Rulian » 22/11/05, 00:11

Olá Olivier!

Seu problema é muito interessante, mas você deve ter cuidado, pois os conceitos que você precisa lidar para escrever seu trabalho são um tanto indefinidos. Deixe-me explicar:

- "Desenvolvimento sustentável". Aqui está exatamente uma expressão que pode ser usada em todos os molhos. Em seu primeiro sentido, inclui nada menos que comércio justo, ação humanitária, energias renováveis, proteção do meio ambiente e das espécies, políticas sociais ... Eu odeio esse termo precisamente porque é um estragar tudo bagunçado. Quando você sabe que pode ler "desenvolvimento sustentável" na home page da OPEP há um ou dois anos, imagino o quanto esse tipo de terminologia deve ser evitado na minha opinião. Ou talvez você não precise de 20 páginas, mas 200 ...

- Econologia. É um conceito interessante, que nos reúne em torno deste site. No entanto, essa não é, por si só, uma idéia muito desenvolvida. Certamente há material para empurrar a análise da econologia de acordo com vários eixos (direito, economia, sociedade, meio ambiente ...) e eu próprio tenho várias idéias sobre esse assunto. No entanto, nada foi realmente feito nesta área. Portanto, será difícil encontrar escritos ou autores para apoiá-lo. Além disso, aposto que o conceito de econologia é diferente entre os visitantes regulares deste site. Demorariam longos debates para esclarecer o conteúdo, mas a econologia não tem a ambição de se tornar um tipo de ideologia, como fez mais ou menos o desenvolvimento sustentável.

Pessoalmente, eu definiria a econologia simplesmente como um meio para o desenvolvimento de energias renováveis. Essa abordagem é muito simples: a energia renovável deve ser competitiva para se desenvolver. Hoje há consenso sobre o interesse das energias renováveis, não há necessidade de voltar a ele. Antes, a econologia é um caminho para o advento maciço de energias renováveis. Se você o aprova ou não, a lei do mercado é o que é, e as energias renováveis ​​não podem se livrar dele, caso contrário, permanecerão marginais. A ecologia deve, portanto, rimar com Economia, no sentido de atividade econômica, mas também no sentido de menor custo para o usuário.

E essa idéia de econologia é válida não apenas para as energias renováveis ​​(produção), mas também para tudo o que se refere ao controle da energia (que consiste em diminuir o consumo de energia).

Então, para concluir, a econologia é apenas um meio, as Energias Renováveis ​​e o gerenciamento de energia são o fim desse meio, e o Desenvolvimento Sustentável é um conceito tão vasto quanto indefinido que integra energias renováveis ​​e gestão de energia, juntamente com muitas outras coisas que não necessariamente têm muito a ver com energias renováveis.

Voila, você tem pelo menos 2 páginas lá :ri muito:
0 x
Rulian
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!

pela Rulian » 22/11/05, 00:15

Não se esqueça de nos enviar seu trabalho quando terminar.
0 x
operrin
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico

obrigado

pela operrin » 26/11/05, 18:55

Obrigado pela sua resposta.

Então, eu vou pensar no meu problema. Além disso, discuti com meu tutor que disse isso como você: eu posso escrever 200 páginas nele. Então terei que cavar um pouco mais para me limitar.

Algo que me interessa no que você disse: Econologia é um caminho para o advento maciço de energias renováveis. Eu acho que vou cavar deste lado lá.

Além disso, você falou sobre o dvpt sustentável dizendo que era um termo por trás do qual poderíamos colocar "qualquer coisa"; Portanto, acredito que não irei embarcar na trilha do dvpt sustentável, é muito vago, eu acho; ou então eu preciso direcionar muito mais o que quero dizer com dvpt sustentável ...

De qualquer forma, obrigado por seus comentários. O que você quer dizer com energia renovável? todos eles? Para você, assim que usamos energia renovável, fazemos economia? (ou quais são os limites da econologia para você?)

Mais uma vez obrigado, vou mantê-lo informado sobre o meu progresso!

Um bientot!
oliva
0 x

Rulian
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!

pela Rulian » 26/11/05, 20:01

Ei, é uma entrevista real :ri muito:

Eu acho que você está certo ao se concentrar novamente no conceito de economia de energia, especialmente porque, aparentemente, seu tutor compartilha minhas reservas sobre o termo "desenvolvimento sustentável".

Você deve ter a visão de Christophe, pois ele é o criador do site e (não muito : Wink: ) do conceito de econologia.

As energias renováveis ​​(energias renováveis) são definidas pelo fato de serem provenientes de um recurso não seco e, principalmente, não geológico ou de mineração (como energias fósseis ou nucleares, que são extraídas primeiro do solo). Embora, no sentido estrito, a energia geotérmica não use um recurso inesgotável (o calor interno da Terra é uma quantidade finita e limitada), ainda assimilamos a energia renovável porque o recurso é enorme e a exploração não não produz desperdícios.

Usar energia renovável significa fazer econologia ... não necessariamente se o seu dispositivo de produção custa uma fortuna ou tem um forte impacto ambiental (poluição devido à fabricação, reciclagem ...). Depende também dos limites de lucratividade que variam de um local para outro e de acordo com os preços dos mercados de energia. Tudo isso pode variar.

Dizer em termos absolutos se um produto é econômico ou não me parece difícil, porque onde devemos colocar o limite? Por contras, deve ser possível comparar dois produtos do mesmo tipo para dizer qual é o mais econômico, graças a um indicador mais ou menos assim:

preço / respeito ao meio ambiente

Quanto menor a proporção, mais econômico o produto. Resta dar uma classificação ambiental correta, o que não é fácil.
Isso é válido apenas para dois produtos concorrentes que fornecem o mesmo serviço.

Para os limites da econologia, eu não sei. Mas certamente suas análises podem nos trazer alguns esclarecimentos : Wink:

Bon courage
0 x
operrin
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico

pela operrin » 04/12/05, 18:40

Bem vindo!

É isso que eu começo e depois das informações qqs encontradas aqui e ali, acho interessante desenvolver o seguinte problema:

"a econologia se relaciona com o uso de energias renováveis"

Como é menos vasto que o dvpt durável e menos desordem como sujeito ...

agora só me resta fazer meu plano e idéias :)

Além disso, se você tiver algum :)

Você conhece sites super bem feitos que lidam com energias renováveis? do que é feito com energias renováveis? ou até mesmo um site (diferente deste) que compara econologia e energia renovável?

Voila ... vou voltar ao trabalho :)

++
oliva
0 x
Christophe
mediador
mediador
Inscrição: 10/02/03, 14:06
x 1915

pela Christophe » 04/12/05, 18:50

Não só ... deixe-me explicar.

Atualmente, a lucratividade das energias renováveis ​​se baseia em um sistema (perverso) de subsídios estatais. Em outras palavras: as energias renováveis ​​não são lucrativas sem esses subsídios, uma vez que os últimos garantem que cheguem "ao limite" da lucratividade e os promotores de energias renováveis ​​se beneficiam bem.

Para mim, esse sistema basicamente tem apenas desvantagens: controle TOTAL (com trocadilhos) do uso de energias renováveis ​​pelo Estado e pelos lobbies (EDF, por exemplo, para a compra de eletricidade verde) , uma sobrecarga (ver instalações solares a 10 000 €, mas fortemente subsidiada) e uma dependência perigosa (o dia em que o sistema de subsídios entra em colapso ...) ... sem mencionar os projetos aceitos prioritariamente porque defendidos por X que conhece Y ... (falta de imparcialidade na concessão de subsídios)

A econologia, pelo contrário, defende energias renováveis ​​lucrativas sem a intervenção do Estado ou de outro subsídio, mas principalmente uma participação no consumo de energias fósseis (dopagem com água ou qualquer outro sistema que permita economizar ou melhorar). use combustíveis fósseis)
0 x
Ce forum ajudou você? Ajude-o também para que ele possa continuar ajudando os outros - VAMOS MELHORAR NOSSAS TROCAS NO FORUM - Publicar um artigo sobre Econologia e Google Notícias
operrin
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico

pela operrin » 04/12/05, 20:06

ok, obrigado pela sua resposta!

Aqui, na verdade, isso pode ser a conclusão do meu arquivo ... Na verdade, eu quero mostrar ou não que ENR e econologia se encontram ... Então, de você, vejo que a resposta é não ... mas isso não é não é dito com antecedência ... Vou ver como fazer um plano que leve a essa conclusão!

E existem muitas FER que são usadas sem intervenção do Estado? Vou procurar no diretório para encontrar sites que falem sobre o assunto e ver o papel do estado no uso de todos esses RES.

obrigado

A bientot

oliva
0 x
Christophe
mediador
mediador
Inscrição: 10/02/03, 14:06
x 1915

pela Christophe » 04/12/05, 20:17

A resposta com a atual política de energias renováveis ​​prefere não ser eficaz ... mas isso não significa que a econologia não defenda energias renováveis ​​... longe disso! RES simplesmente economicamente acessível e não RES que não são rentáveis ​​até depois de 15 ou 20 anos !! Com esses números, não surpreende que as pessoas não invistam ... Mas, minha opinião é que tudo isso é desejado e é conseqüência de subsídios ...

Você encontrará minha opinião sobre a política eólica aqui: https://www.econologie.com/l-eolien-l-en ... s-123.html

Este artigo também é interessante: https://www.econologie.com/la-competitiv ... -2226.html
Dernière édition par Christophe o 03 / 04 / 15, 13: 23, 1 editada uma vez.
0 x
Ce forum ajudou você? Ajude-o também para que ele possa continuar ajudando os outros - VAMOS MELHORAR NOSSAS TROCAS NO FORUM - Publicar um artigo sobre Econologia e Google Notícias

Voltar a "Economia e Finanças, a sustentabilidade, o crescimento, o PIB, os sistemas fiscais ecológicos"