Operação GreenPeace Plutônio: lançamento em DVD

Usinas termelétricas de óleo, gás, carvão, nuclear (PWR, EPR, fusão a quente, ITER), gás e carvão, cogeração, tri-geração. Peakoil, esgotamento, economia, tecnologias e estratégias geopolíticas. Preços, poluição, custos econômicos e sociais ...
Christophe
mediador
mediador
mensagens: 79360
Inscrição: 10/02/03, 14:06
Localização: planeta Serre
x 11060

Operação GreenPeace Plutônio: lançamento em DVD




pela Christophe » 29/03/07, 16:51

18 de abril lançará o documentário em DVD
"Operação Plutônio do GreenPeace". É um documentário "neutro" (ou seja, nem pró nem anti Greenpeace) de um jornalista que se "infiltrou" no Greenpeace (com a concordância deste último).

Imagem

Este documentário foi transmitido na Arte em janeiro de 2006 e é composto por 5 episódios de 26 minutos, contando ações realizadas em 2005:
1) alta tensão no mar

Cherbourg. Dois barcos carregados com plutônio americano são esperados em uma data mantida em segredo pelas autoridades. No escritório do Greenpeace, Yannick Rousselet está preparando uma ação em larga escala. Sob os olhos das câmeras, as canoas e zodíacos do Greenpeace dominam à força o cais onde o plutônio deve ser desembarcado.

2) Cherbourg em alerta vermelho

Fora de Cherbourg, o barco do Greenpeace patrulha o Esperanza na tentativa de localizar os barcos americanos. Em Cherbourg, os ativistas brincam de esconde-esconde com a polícia e mobilizam uma flotilha antinuclear. O navegador Eugène Riguidel decide entrar com seu pequeno bote na zona proibida do arsenal ...

3) Queda de braço na estrada

O plutônio americano está se aproximando de Cherbourg. O Greenpeace decide começar a bloquear a estrada que o comboio deve seguir: um caminhão, quinze ativistas e vários carros da polícia se enfrentam diante dos olhos das câmeras ...

4) Comboio sob alta vigilância

No tribunal de Cherbourg, Areva e Greenpeace colidem com advogados. O plutônio americano finalmente chega à noite no porto de Cherbourg. No porto sitiado, o destacamento de forças militares é impressionante. Um zodíaco do Greenpeace tenta levar jornalistas para filmar a chegada do barco, mas o barco é embarcado pela marinha francesa ...

5) Confronto com Long Island

Enquanto o julgamento de Eugène Riguidel está sendo realizado em Cherbourg, o Greenpeace está monitorando a fábrica onde o lixo nuclear é processado. Em Brest, o Arctic Sunrise, um navio do Greenpeace, é mobilizado em frente a Long Island, o maior local nuclear militar onde estão armazenadas as 288 ogivas nucleares que constituem o arsenal francês.


Imagem

Por que estou apresentando este documentário a vocês quando "eu" estou longe de defender os métodos e fatos do Greenpeace (veja o último assunto sobre a questão: Greenpeace se infiltra em usina nuclear)?

1) Primeiro porque o editor ( http://www.editions33.com/ (qual bug comigo ??) e http://www.program33.com/ ) veio até nós e gentilmente nos enviou uma prévia do DVD com a revisão da imprensa (ainda existem vantagens em ser um webmaster lol).

2) Porque este DVD coloca um grande inconveniente nas ações, formas de proceder e no obscurantismo da organização. Algo que "nós" defendemos perfeitamente. Veja o artigo em andamento a seguir.
0 x
Christophe
mediador
mediador
mensagens: 79360
Inscrição: 10/02/03, 14:06
Localização: planeta Serre
x 11060




pela Christophe » 29/03/07, 17:04

Aqui está um trecho das observações do diretor:

Nota do diretor Eric Guéret

“O Greenpeace cheira a enxofre,

Porque Principalmente porque a associação incorpora um compromisso radical, sem concessões e que ataca os lobbies mais poderosos. Porque ela mantém uma imprecisão aprendida sobre o funcionamento interno da organização e suas estratégias.


Uma cultura de sigilo que anda de mãos dadas com um uso muito "profissional" dos meios de comunicação de massa: O Greenpeace baseia toda a sua comunicação em ações surpreendentes e espetaculares, que impõem sigilo absoluto durante a preparação para o máximo impacto da mídia.

(...)

Mas como você filma o Greenpeace? O que vê nele? Qual é a distância correta entre o desejo de compartilhar um pouco de sua luta e a recusa em aderir cegamente a todas as suas idéias e métodos?

Existe uma força no compromisso total dos homens do Greenpeace que me atrai, mas eu não sou vendido pela causa deles. Meu filme ouve programas como eles são: complexos, carinhosos, às vezes perturbadores ...
Meu olhar para o Greenpeace e seus membros é exatamente isso.

Eu não gostaria de filmá-los se os considerasse extraordinários em todos os aspectos, eles não teriam aceitado que eu os filmeva se visse apenas seus defeitos.

Levei três anos para que eles concordassem em abrir as portas de todos os seus escritórios para mim, filmar as reuniões, a estratégia, os preparativos para as operações, o treinamento dos ativistas, as ações em campo, os briefings e interrogatórios internos ... tudo o que nunca foi realmente possível filmar.

Nosso relacionamento e nossos acordos são simples: não os trairei voltando a montagem "contra" eles, mas também não faria um filme ativista, uma hagiografia do Greenpeace. Eles concordam em compartilhar seus segredos comigo, em me deixar filmar e editar o filme que eu quero.

A maneira como as vejo será "crítica" na medida em que é totalmente gratuita. Compartilho com o Greenpeace o desejo de viver em um mundo protegido da destruição, mas estamos longe de concordar com todos os meios e alternativas. Estamos cientes de nossas respectivas posições e decidimos correr o risco deste filme juntos. (...)
0 x
Christophe
mediador
mediador
mensagens: 79360
Inscrição: 10/02/03, 14:06
Localização: planeta Serre
x 11060




pela Christophe » 01/07/07, 13:16

Finalmente encontrei um momento para ver a série de 5 episódios. Isso confirma exatamente o que eu pensava sobre o Greenpeace: eles gastam energia monstruosa em denunciar em vez de propor soluções ...

A certa altura, nos perguntamos se eles não estão simplesmente tentando ir contra os interesses econômicos da França. De fato, para eles, é melhor enterrar o plutônio militar do que reciclá-lo em combustível ... Surpreendente por parte dos ambientalistas, certo?

Finalmente, há "psicose midiática". Ação sem a mídia é inconcebível para eles. É bastante óbvio em todo o DVD ... eles estão mais interessados ​​em sua imagem simples do que no impacto de sua ação sobre os industriais? Surpreendente ...

Mesmo assim, poderíamos esperar mais comprometimento do diretor (locução) mas não esqueçamos que a série teve que ser "controlada" pela organização ecológica antes de ser transmitida ... Normal ...

Em suma, um DVD para ver.

Aqui está o teaser: http://www.dailymotion.com/video/x1ofm7 ... -plutonium
0 x

 


  • tópicos similares
    Respostas
    Visualizações
    mensagem dernier

Volte para "Energias fósseis: petróleo, gás, carvão e eletricidade nuclear (fissão e fusão)"

Quem está online?

Usuários navegando neste forum : Não há usuários registrados e convidados 242