Eucalipto para biocombustíveis ou bioenergia?

Energias renováveis, exceto energia solar ou térmica (verforums dedicado abaixo): turbinas eólicas, energias marinhas, hidráulica e hidroeletricidade, biomassa, biogás, energia geotérmica profunda, etc.
LMSV
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 4
Inscrição: 04/06/04, 11:08

Eucalipto para biocombustíveis ou bioenergia?




pela LMSV » 04/06/04, 11:16

Bom Dia,

Moro no Norte de Portugal que é uma região onde há muitos eucaliptos. Esta árvore tem a propriedade de crescer muito rapidamente e voltar a crescer sozinha. É a única árvore que cresce mesmo depois do fogo. Procuro informações para seu aproveitamento pela biomassa. Já anexei alguns sites, mas isso ainda não me permite tirar conclusões sobre um possível investimento para produzir electricidade para a minha casa, e também utilizar o óleo para motores diesel. Obrigado se você tiver mais conhecimento sobre o assunto.

http://www.intecon.com.au/pdf/Eucalypt% ... 0fuels.PDF

LMSV
0 x
Bibiphoque
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
mensagens: 749
Inscrição: 31/03/04, 07:37
Localização: Bruxelles




pela Bibiphoque » 04/06/04, 12:33

:Hã:
Olá,
Li o documento que você linkou, parece-me que só pode ser lucrativo em grande escala! existem também restrições à exploração dos campos arbóreos; deve reduzir os seus custos ao mínimo.
;)
Existem também soluções à base de girassol para fazer um biocombustível...
A+
0 x
Isto não é porque nós sempre disse que é impossível que não devemos tentar :)
LMSV
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 4
Inscrição: 04/06/04, 11:08




pela LMSV » 04/06/04, 16:16

A vantagem do eucalipto em relação ao girassol é que ele cresce sozinho, sem adubo, sem arar, e que a massa vegetal coletada é enorme. Agora você tem que ver as qualidades do produto. Num dos links parece que o eucalipto dá um bom combustível da mesma forma que a laranjeira, só que esta última não cresce na mesma velocidade. É verdade que o estudo australiano é um estudo em grande escala, mas penso que também deveria ser aplicável a explorações agrícolas mais pequenas. É verdade que em França praticamente não existem eucaliptos e que é difícil representar a sua capacidade de se “colonizar”.

Você em breve
LMSV
0 x

Voltar para "hidráulica, eólica, geotérmica, energia marinha, biogás ..."

Quem está online?

Usuários navegando neste forum : Não há usuários registrados e convidados 120