Medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea

Organizar e organizar o seu jardim e horta: ornamental, paisagem, jardim selvagem, materiais, frutas e legumes, horta, fertilizantes naturais, abrigos, piscinas ou piscina natural. plantas ao longo da vida e as culturas em seu jardim.
Tom ibex
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 2
Inscrição: 29/06/20, 08:45

Medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Tom ibex » 29/06/20, 08:56

Bom Dia,

em seu último livro, no capítulo sobre água, p.325, Didier Helmstetter recomenda o uso do monitor de pressão arterial. Ando um pouco em comparação com o preço.
Não consigo encontrar informações suficientes sobre as desvantagens do medidor de umidade em comparação com o monitor de pressão arterial.
O medidor de umidade parece mais flexível, mais fácil de usar e custa menos que o monitor de pressão arterial.

Alguém usou os dois e eles poderiam lançar alguma luz sobre isso?
Estou em solo arenoso, não muito longe do mar, no sul da Bretanha

Merci.
0 x
Tio Buzz
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 102
Inscrição: 30/10/19, 20:06
x 24

Re: medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Tio Buzz » 29/06/20, 09:48

Bom Dia,
Eu não comprei e, portanto, não li (vergonha para mim) o segundo livro de Didier, então não conheço o contexto de seu capítulo sobre monitores de pressão arterial.

Uma das grandes vantagens do tensiômetro é que ele não mede a quantidade de água no solo, mas sua disponibilidade. Dependendo do tipo de solo, para a mesma quantidade de água, a água é mais ou menos fácil de extrair. Podemos, portanto, que a mesma quantidade de água no solo tenha em um solo uma planta em sua zona de conforto e em outro solo uma planta sob estresse hídrico.

Conhecer a umidade do solo, portanto, não é suficiente, é necessário correlacionar essa medida com o tipo de solo para saber se há água suficiente para as plantas ou não. Quando você trabalha em um único solo, depois de ter aprendido a correlação, tudo se resume à mesma coisa, porque o solo se torna uma constante e você aprende a fazer a ligação entre umidade e disponibilidade.

Em relação ao custo dos monitores de pressão arterial, isso depende do que você deseja fazer. Deseja uma declaração automática com backup de dados? ou apenas ser capaz de conhecer a tensão do solo sempre que quiser?

No primeiro caso, são produtos destinados a profissionais, é caro! É possível para os faça-você-mesmo iluminados fabricá-lo por não ser muito caro, mas são necessárias as habilidades para o fabrico, a programação possível para a peça conectada e o serviço de desmontagem, se necessário.

Para medição de pontos, existem monitores digitais de pressão arterial a partir de 35 €. A desvantagem é que o monitor de pressão arterial não é um sensor móvel, existe um procedimento de instalação e a primeira medição requer algumas horas (1-2) para estabilizar. Portanto, se você quiser fazer leituras em vários pontos, o ideal é precisar de vários sensores.
0 x
Tio Buzz
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 102
Inscrição: 30/10/19, 20:06
x 24

Re: medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Tio Buzz » 29/06/20, 11:22

Para ilustrar a diferença entre a quantidade de água no solo e a disponibilidade:
2020-06-29_112051.png

fonte: https://www.latelierpaysan.org/IMG/pdf/76819159.pdf
0 x
Radagast
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 3
Inscrição: 30/05/21, 10:38

Re: medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Radagast » 30/05/21, 21:01

Tio Buzz escreveu:Bom Dia,
Eu não comprei e, portanto, não li (vergonha para mim) o segundo livro de Didier, então não conheço o contexto de seu capítulo sobre monitores de pressão arterial.

Uma das grandes vantagens do tensiômetro é que ele não mede a quantidade de água no solo, mas sua disponibilidade. Dependendo do tipo de solo, para a mesma quantidade de água, a água é mais ou menos fácil de extrair. Podemos, portanto, que a mesma quantidade de água no solo tenha em um solo uma planta em sua zona de conforto e em outro solo uma planta sob estresse hídrico.

Conhecer a umidade do solo, portanto, não é suficiente, é necessário correlacionar essa medida com o tipo de solo para saber se há água suficiente para as plantas ou não. Quando você trabalha em um único solo, depois de ter aprendido a correlação, tudo se resume à mesma coisa, porque o solo se torna uma constante e você aprende a fazer a ligação entre umidade e disponibilidade.

Em relação ao custo dos monitores de pressão arterial, isso depende do que você deseja fazer. Deseja uma declaração automática com backup de dados? ou apenas ser capaz de conhecer a tensão do solo sempre que quiser?

Bonsoir,
Você parece ter dominado o uso do monitor de pressão arterial. Acabei de comprar um (seltzner 20cm) e as instruções não são muito precisas. Você poderia me dizer quanta água devo colocar dentro. Nas instruções, eles dizem até o tópico sem especificar o que é. Que água devo colocar? Eles explicam os resultados entre 0 e 200 mbar, mas além disso, não há informações. Pode me ajudar ?
Muito obrigado.
Bonne soirée,
bagaço
No primeiro caso, são produtos destinados a profissionais, é caro! É possível para os faça-você-mesmo iluminados fabricá-lo por não ser muito caro, mas são necessárias as habilidades para o fabrico, a programação possível para a peça conectada e o serviço de desmontagem, se necessário.

Para medição de pontos, existem monitores digitais de pressão arterial a partir de 35 €. A desvantagem é que o monitor de pressão arterial não é um sensor móvel, existe um procedimento de instalação e a primeira medição requer algumas horas (1-2) para estabilizar. Portanto, se você quiser fazer leituras em vários pontos, o ideal é precisar de vários sensores.
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Did67 » 30/05/21, 23:15

Eu tinha um medidor de umidade - uma espécie de stick que você empurra, supostamente para dar pH (fantasia), temperatura (correta) e umidade (qualquer que seja). Você pode muito bem enfiar o dedo no chão! Se é disso que você está falando ...

É verdade que os tensiômetros são caros ... Mas indicam a "tensão", ou seja, a força com que o solo retém a água. É, portanto, bastante fiel, seja qual for o solo, ao que as plantas têm de enfrentar ...

É caro, mas olha, uma grelinette custa muito mais!

Às vezes, são apenas escolhas que fazemos ... Tenho dois monitores de pressão arterial pelo preço de um pequeno!

Por outro lado, me pergunto sobre "sensores capacitivos de umidade", que parecem precisos. Os cpateurs "baratos" que podem ser encontrados online precisam ser conectados a "caixas eletrônicas" que leem e gravam os dados ... Não avancei. Se um "engenheiro eletrônico" quiser dar uma olhada nisso ??? Não posso ...

Se alguém quiser começar ?? : https://how2electronics.com/interface-c ... r-arduino/
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Did67 » 30/05/21, 23:42

Se alguém quiser "ajustar", estou disposto a pagar pelo equipamento e então avaliar a confiabilidade. Estou em processo de "calibrar" um vaso com um morangueiro com pesagem e comparação com as tensões do tensiômetro ... A ideia é obter a curva dando a umidade do solo (quantidade de água no solo - por pesagem) em função da tensão (medida pelo tensiômetro). Isso só será válido para o meu solo ...

Poderei fazer a avaliação da medição capacitiva no mesmo solo ...
0 x
Tio Buzz
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 102
Inscrição: 30/10/19, 20:06
x 24

Re: medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Tio Buzz » 31/05/21, 09:40

Radagast escreveu:Bonsoir,
Você parece ter dominado o uso do monitor de pressão arterial. Acabei de comprar um (seltzner 20cm) e as instruções não são muito precisas. Você poderia me dizer quanta água devo colocar dentro. Nas instruções, eles dizem até o tópico sem especificar o que é. Que água devo colocar? Eles explicam os resultados entre 0 e 200 mbar, mas além disso, não há informações. Pode me ajudar ?
Muito obrigado.
Bonne soirée,
bagaço


Não conheço as particularidades dos tensiômetros Seltzner, mas normalmente para um tensiômetro, você precisa do máximo de água possível, o resto sendo ar que tem o defeito de ser compressível (e inversamente expansível) o que significa que seu volume varia com a pressão.
Quando comprimimos o ar, a pressão aumenta e, inversamente, seu volume diminui, e na direção oposta, quando diminuímos sua pressão, seu volume aumenta.
Em um tensiômetro, inicialmente estamos na pressão atmosférica, então conforme a tensão do solo aumenta por falta de água, o solo tenta sugar a água do tensiômetro, o que diminui a pressão no monitor de pressão arterial. Como a água é quase incompressível, sua pressão diminui sem alterar seu volume: a água fica no tensiômetro enquanto o solo tenta sugá-la cada vez mais.
Por outro lado, o ar que está no tensiômetro aumenta de volume conforme a sucção do solo aumenta, pois parte da água no tensiômetro migra do tensiômetro para o solo, pois o que está no tensiômetro (água + ar) aumenta em volume, enquanto o volume do próprio monitor de pressão arterial permanece fixo. Será então necessário que a água retorne ao tensiômetro quando a umidade do solo aumentar novamente.
Portanto, quanto mais ar há em um tensiômetro, mais água é trocada entre o solo e o tensiômetro onde a água iria e voltaria, esse é um fenômeno que deve ser minimizado, então encha o monitor de pressão até a borda.
Imagino que quando falam até a rosca quer dizer até a aba (se a rosca é a parte superior onde aparafusamos o manômetro que indica a pressão), algumas têm um orifício na lateral para encher de água sem retirar o manômetro, sendo o fio da tampa de enchimento, não sei a configuração aqui, mas a grosso modo deveria ser colocar o máximo de água possível e inversamente deixar apenas o mínimo de ar possível ao fechar.
0 x
Tio Buzz
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 102
Inscrição: 30/10/19, 20:06
x 24

Re: medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Tio Buzz » 31/05/21, 09:55

Did67 escreveu:Se alguém quiser "ajustar", estou disposto a pagar pelo equipamento e então avaliar a confiabilidade. Estou em processo de "calibrar" um vaso com um morangueiro com pesagem e comparação com as tensões do tensiômetro ... A ideia é obter a curva dando a umidade do solo (quantidade de água no solo - por pesagem) em função da tensão (medida pelo tensiômetro). Isso só será válido para o meu solo ...

Poderei fazer a avaliação da medição capacitiva no mesmo solo ...


Tenho que "melhorar" os meus sensores de pressão arterial, nomeadamente para os proteger da humidade (oxidação da electrónica), e não são autónomos: estão ligados por rádio a um "servidor" que regista a história. Funciona bem, mas requer "manutenção" seja no hardware (falha de oxidação) ou no software. Tornar tudo "convencional" para que funcione sem se preocupar em mantê-lo funcionando dá muito trabalho.
Por experiência, quando algo funciona, nem mesmo bem-sucedido, tendo a perder o interesse intelectualmente e a passar para outra coisa que estimule minha curiosidade. 80% do trabalho já está feito, mas os 20% que faltam levam muito mais tempo do que o que já foi feito, a motivação diminui com a parcela de desafio que fica, é o tipo de coisa que eu vou conseguir fazer, mas isso vai demorar um tempo indefinido ...

Para sua informação, o próprio sensor deve custar cerca de 15 €, a parte do microcontrolador que lê o sensor e envia os dados por rádio cerca de 30 € pronto (com mini painel solar para mantê-lo em funcionamento perpétuo), poderia ser dividido por 2 por sobredimensionamento nele, o servidor é um Raspberry Pi com módulo de rádio que deve custar cerca de € 50.

Dito isso, ainda preciso fazer sensores protegidos da chuva / irrigação, aconteça o que acontecer.
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Did67 » 31/05/21, 10:41

Tio Buzz escreveu:
Não conheço as particularidades dos tensiômetros Seltzner, mas normalmente para um tensiômetro, você precisa do máximo de água possível, o resto sendo ar que tem o defeito de ser compressível (e inversamente expansível) o que significa que seu volume varia com a pressão.
Quando comprimimos o ar, a pressão aumenta e, inversamente, seu volume diminui, e na direção oposta, quando diminuímos sua pressão, seu volume aumenta.
Em um tensiômetro, inicialmente estamos na pressão atmosférica, então conforme a tensão do solo aumenta por falta de água, o solo tenta sugar a água do tensiômetro, o que diminui a pressão no monitor de pressão arterial. Como a água é quase incompressível, sua pressão diminui sem alterar seu volume: a água fica no tensiômetro enquanto o solo tenta sugá-la cada vez mais.
Por outro lado, o ar que está no tensiômetro aumenta de volume conforme a sucção do solo aumenta, pois parte da água no tensiômetro migra do tensiômetro para o solo, pois o que está no tensiômetro (água + ar) aumenta em volume, enquanto o volume do próprio monitor de pressão arterial permanece fixo. Será então necessário que a água retorne ao tensiômetro quando a umidade do solo aumentar novamente.
Portanto, quanto mais ar há em um tensiômetro, mais água é trocada entre o solo e o tensiômetro onde a água iria e voltaria, esse é um fenômeno que deve ser minimizado, então encha o monitor de pressão até a borda.
Imagino que quando falam até a rosca quer dizer até a aba (se a rosca é a parte superior onde aparafusamos o manômetro que indica a pressão), algumas têm um orifício na lateral para encher de água sem retirar o manômetro, sendo o fio da tampa de enchimento, não sei a configuração aqui, mas a grosso modo deveria ser colocar o máximo de água possível e inversamente deixar apenas o mínimo de ar possível ao fechar.


Eu confirmo.

Você tem que deixar um mínimo de ar. Também é necessário "mergulhar" a vela antes, pela primeira vez. Em seguida, coloque a água até o "fundo da rosca" - não é necessário que ao rosquear o manômetro se coloque a água - e portanto a mano - sob pressão! De minha parte, eu encho sem incomodar até a aba e coloco meu dedinho para criar um pequeno vácuo de água correspondente à cabeça do mano ...!

Medimos depressões: ao nível da vela porosa, há uma "luta" entre a depressão na tensão, que traria a água se embebêssemos em uma jarra cheia de água e a força com que o solo retém a água . 'água. A tensão mede esse equilíbrio. Então, em última análise, a força com a qual a água é retida pelo solo. E é isso que queremos saber. Quando essa força se torna muito grande, as plantas não conseguem absorver água com bastante facilidade - sua produção cai e, em seguida, elas murcham!

A presença de um pouco de ar não é proibitiva. Mesmo elástico, ele transmite a "tensão" (seu volume aumenta, mas nas duas pontas da coluna de ar, a depressão é a mesma. Por outro lado, se for demais, obviamente, o ar atinge o nível. Do vela porosa O sistema se desarma contra o fundo ...
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: medidor de umidade vs. monitor de pressão sanguínea




pela Did67 » 31/05/21, 10:44

Tio Buzz escreveu:
Por experiência, quando algo funciona, nem mesmo bem-sucedido, tendo a perder o interesse intelectualmente e a passar para outra coisa que estimule minha curiosidade. 80% do trabalho já está feito, mas os 20% que faltam levam muito mais tempo do que o que já foi feito, a motivação diminui com a parcela de desafio que fica, é o tipo de coisa que eu vou conseguir fazer, mas isso vai demorar um tempo indefinido ...

.


Quase todos os "canteiros de obras" da minha casa (ou da horta) são vítimas do mesmo fenômeno!
0 x

Voltar a "Jardim: paisagismo, plantas, jardim, lagoas e piscinas"

Quem está online?

Usuários navegando neste forum : Não há usuários registrados e convidados 202