O post de Maloche de alguns anos atrás, e quem estava falando sobre 40% do desempenho futuro do PV estão sendo alcançados:
36% net tendo em conta a perda do sistema, ... mas C-PV + + 500% photon collection !!! (E tanto quanto eu entendo.)
Para mim é: Rendimento bruto de 46% pendente de uma possível correção em caso de má interpretação (mas acho que estamos lá)
Isso é um sonho, está sendo feito diante dos nossos olhos (eu não pensei em ver isso na minha vida ...)
Capt_Maloche escreveu:Obamot escreveu: .... simplesmente mais rentável com a nova eficiência ultra-alta 46 photovoltaics% max yield ...! >>> e mesmo 4x melhor em concentração (o C-PV, bem, deve interessar Maloche ...)
46% ?? onde? onde é isso?
Ah, mas não está feito, trata-se da associação do nosso CEA de Chambéry e Grenoble com um laboratório alemão para criar um "Laboratório Virtual" e ganhar tempo, como fizemos com a arma nuclear
há pesado lá desous
É mesmo o CEA, mas não vejo por que você diz que não é feito Maloche? Eles atingiram esse limite, mas ganharam impulso de forma constante nos últimos anos. Lá está "a última safra". Onde é que eu me enganei?
Eu publico outro link:
http://www.sciencesetavenir.fr/high-tec ... laire.html
Fonte: sciencesetavenir.fr, Olivier Lascar Postado em 05-12-2014 em 09h00 escreveu:46% de luz convertida em eletricidade, recorde mundial para uma célula solar
Este coletor solar extremo foi projetado pelos franceses e alemães. Ele poderia ser usado em gigantescas "fazendas solares" em regiões com muito sol.
NÃO MELHOR Europa, campeão mundial. O velho continente confirma seu primeiro lugar em um campo invejável, o da conversão de luz em eletricidade. O limite foi 44,7%, apenas foi para 46%. Esta taxa foi alcançado por uma célula solar desenvolvido conjuntamente pela CEA-Leti, a empresa francesa Soitec (originalmente um desdobramento precisamente CEA) e do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE) na Alemanha .
Semicondutores com melhor eficiência que o silício
Ao contrário desses painéis fotovoltaicos que cobrem os telhados das casas verdes, a célula solar de todos os registros não é feita de silício. "Usamos outros semicondutores, os chamados materiais III-V", comenta Thomas Signamarcheix, chefe do laboratório de substratos avançados do CEA-Leti. Compreenda os elementos químicos classificados nas 3ª e 5ª colunas da tabela periódica de Mendeleev. Vantagens:"Eles têm um desempenho melhor que o silício", continua o pesquisador francês.
"Junções"
Assim, o coletor solar tendo atingido a taxa de conversão de 46% consiste em uma pilha de várias camadas - ou "junções"- cada um reage à luz em um determinado comprimento de onda."Imagine tijolos de Lego verdes, vermelhos e azuis. Nossas junções são as mesmas, cada uma convertendo em eletricidade que a luz verde, que o vermelho, que o azul", continua Thomas Signamarcheix.
"Não é uma ovelha para as patas 5"
Fica a dúvida: esse registro de 46% ficará confinado às quatro paredes do laboratório? "Não. Porque a célula solar que produziu esta taxa de conversão não é de forma alguma uma ovelha com patas 5. Verificou-se em vez disso feita usando uma tecnologia - da colagem das camadas umas sobre as outras por intermédio de adesão molecular - perfeitamente controlados pela indústria desde 20 anos, incluindo a companhia Soitec, mesmo se fosse no contexto de outras aplicações".
"Fazendas solares"
O dispositivo semicondutor III-V deve, portanto, ser capaz de ser usado, por exemplo, em "fazendas solares", essas grandes usinas de energia solar instaladas em regiões que se beneficiam de alta luz solar direta. Porém, a integração desses dispositivos em sistemas fotovoltaicos concentrados (CPV) será acompanhada por uma perda de eficiência total, ”daí a importância de implementar rapidamente esses dispositivos em instalações piloto, que será a única maneira de validar esse ganho"especifica Thomas Signamarcheix.
Porque as células de 46% ficarão encapsuladas aí, entre outros componentes, em sistemas de concentração fotovoltaica (CPV) - por exemplo, lentes que concentram luz solar, 508 vezes! "E há inevitavelmente perdas em todos os níveis dos sistemas CPV. Assim, os módulos que consistem na montagem dos dispositivos com as lentes apresentam atualmente, no máximo, uma eficiência de 36,7% ", explica o pesquisador do CEA-Leti. "No entanto, cada elétron ganho pela conversão do dispositivo representará sempre um ganho para esses sistemas de produção de energia limpa.". Já é um grande passo em comparação com 25% (na melhor das hipóteses) dos bons e velhos coletores solares de silício.
Então eu não sei se você lê como eu, mas sim já está feito, você tinha apenas cinco anos de antecedência! E eles estão mais de dez anos à frente do prognóstico. É provavelmente devido às decisões de saída nuclear de alguns países, há coisas assim saindo dos armários ...
Não nos esqueçamos que o Solar Impulse II alcançou o seu feito de travessia do Atlântico com um rendimento médio de 12%! Com esses painéis, eles provavelmente teriam se beneficiado do dobro.
Contanto que saibamos que é possível, e mais da teoria, resta apenas esperar que painéis com rendimentos similares sejam feitos com semicondutores comuns e disponíveis em abundância!
E por que não 3 camadas em silício (?) Sony registrou uma patente não muito tempo atrás (certamente para sensores de foto CMOS, mas é para dizer que é viável no substrato e não só juntando camadas 3), está nos canos, eu acho ...
RTDC.