Forno solar

A energia solar térmica em todas as suas formas: o aquecimento solar, água quente, a escolha de um coletor solar, concentração solar, fornos e fogões solares, armazenamento de energia solar em tampão de calor, piscina solar, ar condicionado e frio energia solar ..
Ajuda, aconselhamento, luminárias e exemplos de realizações ...
Bibiphoque
Eu postei mensagens 500!
Eu postei mensagens 500!
mensagens: 749
Inscrição: 31/03/04, 07:37
Localização: Bruxelles

Forno solar




pela Bibiphoque » 26/04/04, 07:35

:P
Olá,
Vi uma reportagem sobre esse tipo de forno usado na Indonésia e promovido pelo governo com o objetivo de limitar o desmatamento, muito simples de fabricar, sua temperatura interna pode subir até 180°!! e isso sem qualquer poluição porque o sol fornece toda a energia :blink:

É composto por uma espécie de gaveta muito isolada, cujo interior é pintado de preto para absorver o máximo de raios possível e uma parede tripla de vidro serve para isolar o interior do forno deixando passar o IR, um espelho quadrado permite , devido à sua orientação para melhorar o desempenho.

E quanto às churrasqueiras solares? :)
A+
0 x
Isto não é porque nós sempre disse que é impossível que não devemos tentar :)
Christophe
mediador
mediador
mensagens: 79138
Inscrição: 10/02/03, 14:06
Localização: planeta Serre
x 10976




pela Christophe » 26/04/04, 23:23

Muito útil também em África, infelizmente aparentemente este forno solar é muito pouco aceite pelas populações (africanas) porque perturbaria demasiado os seus costumes e hábitos culinários...
0 x
gil
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 1
Inscrição: 24/09/04, 22:08




pela gil » 24/09/04, 22:10

econology escreveu:Muito útil também em África, infelizmente aparentemente este forno solar é muito pouco aceite pelas populações (africanas) porque perturbaria demasiado os seus costumes e hábitos culinários...

oi, esses fornos também estão presentes em outros países, onde a lenha é ainda mais escassa. É uma solução notável, estou preparando um churrasco para o próximo ano.
0 x
elise
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 5
Inscrição: 18/09/04, 20:04




pela elise » 28/09/04, 17:53

Parece-me que estes fornos foram usados ​​em Madagáscar para travar o massacre da desflorestação!
Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas este forno é uma invenção antiga encontrada pelos nativos não sei onde: funciona graças à teoria do corpo negro: o preto absorve todos os comprimentos de onda, então muita energia que sai na forma de calor. Acho que vi uma reportagem sobre isso há alguns anos, os europeus vieram ensinar novamente a população a usar esse forno.
0 x
jonsmit
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico
mensagens: 13
Inscrição: 18/10/05, 14:26
Localização: Região de Paris

planos de forno solar?




pela jonsmit » 14/11/05, 05:22

Olá, onde podemos encontrar os planos? ou o fabricante? OBRIGADO
0 x
Avatar de l'utilisateur
Billie
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico
mensagens: 32
Inscrição: 02/05/05, 08:42
Localização: Villeneuve de Berg (07)

Fácil!




pela Billie » 17/11/05, 10:51

Um pequeno tour no Google (há muitos outros):
http://fr.ekopedia.org/Four_solaire_pour_cuisson

Nos meus favoritos pessoais:
http://onpeutlefaire.com/fichestechniqu ... carton.php
veja este ótimo site (muita informação sobre energias renováveis, um acelerador de partículas!)
http://solar-club.web.cern.ch

Deixe-nos saber suas descobertas!

: Wink:
0 x
"Nós reconhecemos ruído felicidade que faz quando ele vai embora." Jacques Prévert.
mageflor
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico
mensagens: 16
Inscrição: 10/04/07, 11:58




pela mageflor » 11/04/07, 11:48

Bom Dia,

Atualmente sou estudante e trabalho com fornos solares. Então fiz algumas pesquisas sobre o assunto. Eles os vendem na iD Solaire: www.idsolaire.com e existem diferentes tipos: fornos parabólicos de concentração de calor e fornos de caixa, que trabalham com efeito estufa. E francamente não é caro: 129 euros para o mais barato e 269 para o forno de caixa. E a vantagem é que aparentemente para o forno de caixa não há necessidade nem de monitorar o cozimento. Ele cozinha sozinho para que você possa fazer outras coisas durante esse período. Não há risco de queimar, pois o calor fica bem distribuído por todos os lados. Além disso, é facilmente transportável e pode ser levado para qualquer lugar como uma mala, como em um acampamento. E o principal não é tanto o aspecto financeiro, mas o facto de participarmos numa verdadeira poupança energética e, portanto, agirmos a favor da salvaguarda de um planeta limpo. Já é um verdadeiro investimento por parte de todos se quiserem fazê-lo eles próprios na sua vida quotidiana...E, em última análise, não há tantas pessoas que tenham consciência da urgência da situação e do papel essencial que desempenham. pode jogar no nível deles: apenas falando sobre isso com as pessoas ao seu redor...
E quem sabe sobre cozimento solar? Ainda é muito pouco conhecido.
Não sei o que você acha de tudo isso... Até breve.
0 x
belze1
Eu aprendo econológico
Eu aprendo econológico
mensagens: 33
Inscrição: 14/11/06, 15:32
Localização: Sud-Est

há 200 anos!!!




pela belze1 » 12/04/07, 09:34

No entanto, a cozinha solar existe desde... 1767; o primeiro fogão imaginado por De Saussure.
Tenho experimentado a cozinha solar desde o final de Fevereiro de 2007 e posso dizer que aprendemos muitas coisas, embora haja um aspecto mágico nisso; note (e isto é muito importante), a cozedura solar é muito mais saborosa do que a cozedura tradicional devido ao tempo de cozedura lento (cerca de 80 a 85°C); como que por acaso, grandes chefs estão experimentando “cozinhar na temperatura certa” em fornos especiais (a gás ou elétricos)!!! . Porém, tenha cuidado; o cozimento da carne começa a mais de 70°C; abaixo disso existe risco de proliferação bacteriana; Este tipo de cozinha é, portanto, uma técnica e tanto, mas não desprovida de interesse.
0 x
fireVoltaic
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 2
Inscrição: 11/04/07, 17:27

Re: Fácil!




pela fireVoltaic » 12/04/07, 17:45

Pessoalmente, se eu fosse para África, usaria isto: : Cheesy:
http://www.ecila-energie.com/catalogue/article/50/casquette-solaire
0 x
Avatar de l'utilisateur
pollux
Eu entendo econológico
Eu entendo econológico
mensagens: 164
Inscrição: 07/05/06, 23:08
Localização: Paris
x 1




pela pollux » 12/04/07, 19:22

firevoltaic, você não tem a impressão de que seu gadget é tudo menos ecológico?
tampa de fibra sintética (no mínimo 50%) com motor de ferrite contendo cobre, esmalte epóxi para isolamento dos fios, plástico para base do motor, plástico para hélice e carenagem do motor, bem como da célula solar, todos fabricados na Ásia então transportado com muito petróleo e outras alegrias...

Voto no leque feito de papel reciclado, ou pelo menos de ripas de choupo. além disso, é certamente mais eficiente.

Bem, o que eu digo sobre isso...

@+

PS: seja bem vindo ao Mageflor e boa sorte com seu projeto de forno solar. Se precisar de ajuda, não hesite.
0 x
crítica é necessária, mas a invenção é vital, porque em qualquer invenção, é uma crítica da convenção ...

 


  • tópicos similares
    Respostas
    Visualizações
    mensagem dernier

Voltar para "solares térmicos: Coletores solares CESI, aquecimento, água quente, fogões e fornos solares"

Quem está online?

Usuários navegando neste forum : Não há usuários registrados e convidados 134